
“Gulag, a história dos campos de concentração soviéticos” — “Parte 1: Origens e proliferação 1918-1938” (Documentário, dividido em dois capítulos)
Poucos meses depois da Revolução de Outubro, os bolcheviques criaram os primeiros campos de concentração para se livrar dos oponentes políticos e reeducar os chamados elementos anti-sociais por meio do trabalho. O primeiro experimento em grande escala foi o das Ilhas Solovki. Milhares de prisioneiros foram escravizados lá, em condições desumanas. Após a morte de Lênin, em 1922, Stalin tomou o poder e decretou a industrialização do país por meio de marchas forçadas e a coletivização da terra, o que desencadeou uma fome mortal. A GPU, polícia política do Partido Comunista, enviou centenas de milhares de russos aos campos para participar da construção do socialismo. O número de detidos no Gulag ultrapassou a marca de um milhão em 1935. As execuções em massa e as prisões arbitrárias se aceleraram. Em janeiro de 1939, dois milhões de prisioneiros trabalhavam no Gulag.
A exibição é na Sexta da Sociedade, 19 de fevereiro, às 23h.
Duração: 52 min. Classificação: 12 anos.
Horários alternativos: 20 de fevereiro, sábado, às 03h e às 11h35; 24 de fevereiro, domingo, às 18h.
O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV.