Parque Povo - Mário Pimenta Camargo - Av. Henrique Chamma
420 - Pinheiros, São Paulo - SP, 04533-130
Brasil
O Hineni, Grupo de Inclusão Social LGBTQI+ da Federação Israelita do Estado de São Paulo realiza no domingo, 12 de setembro, das 16h às 18h, no Parque do Povo (encontro no gramado central do portão principal), um Picnic LGBTQIA+ para marcar as celebrações de dois dos mais importantes feriados judaicos: o Rosh Hashaná (Ano Novo Judaico) e o Yom Kipur (Dia do Perdão).
Para marcar a chegada do ano 5782, os participantes vão ingerir alimentos simbólicos de Rosh Hashaná, entre eles, maçã com mel, para que se tenha um ano doce, a chalá (pronuncia-se ralá), pão em formato redondo, que simboliza a continuidade e o desejo de um ano sem conflitos e a romã, para que os méritos sejam numerosos como suas sementes.
O Ano Novo Judaico começou na noite de 6 de setembro com uma celebração solene e festiva da chegada do ano 5782. Nas sinagogas, as orações incluem o toque do Shofar, instrumento feito de chifre de carneiro e que nos avisa da chegada dos “Dez dias de Arrependimento”, que começam com Rosh Hashaná e culminam com Yom Kipur. Ao anoitecer de 15 de setembro tem início o Yom Kipur. Esta é considerada a data mais sagrada do calendário judaico, em que se faz jejum para atingir uma introspecção completa e pede-se o perdão dos pecados cometidos.
O evento será aberto para amigos e familiares.