COMPARTILHAR

A prática da defesa pessoal israelense torna as pessoas mais seguras, menos ansiosas, mais fortes e resistentes para superar desafios, tais como o confinamento e a pandemia

O Krav Maga é a técnica de defesa pessoal israelense que permite que qualquer pessoa, independentemente de seu tamanho, sexo, força física ou idade possa se defender de pessoas maiores ou mais fortes e voltar para casa em segurança.

Mas não é só isso. O Krav Maga traz benefícios que ajudam seus praticantes a superar os desafios do dia-a-dia. Durante a pandemia, nos encontramos com medo, ansiedade e insegurança, ou seja, é uma situação de crise.

O presidente da Federação Sul Americana de Krav Maga e introdutor do Krav Maga na América Latina, Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-preta – 8º Dan) explica como o Krav Maga pode ajudar em um momento como esse.

1. PARA VOCÊ VOLTAR PARA CASA VIVO

O treinamento de Krav Maga, bem orientado por profissionais devidamente habilitados, prepara o praticante física e mentalmente para que ele consiga defender a sua vida. Com técnicas que priorizam movimentos rápidos e naturais do corpo, o Krav Maga possibilita que a pessoa reaja com segurança. O Krav Maga lida com a vida das pessoas e por isso as técnicas devem ser transmitidas presencialmente, para que os praticantes percebam seus erros e ajustem os detalhes, garantindo, assim, a eficácia da técnica. Na pandemia, em que as aulas presenciais foram suspensas, a Federação Sul Americana de Krav Maga preparou uma série de atividades online para que as pessoas tomem contato com o Krav Maga e se mantenha ativas (#kravmaganasuavida).

2. DIMINUI A ANSIEDADE E AUMENTA O AUTOCONTROLE

O treinamento de Krav Maga, orientado por profissionais preparados para isso, faz com que o praticante passe a controlar melhor suas emoções e reações. Esse autocontrole é necessário para que a pessoa tenha calma para avaliar as situações de risco e decidir como vai reagir com segurança. Durante a pandemia, em que as pessoas estão confinadas e ansiosas para saber quando poderão retornar à vida normal, o Krav Maga proporciona maior controle das emoções.

3. MUDA A RELAÇÃO DAS PESSOAS FRENTE AO MEDO

O medo tem dois lados. O lado bom é que ele nos deixa alertas e nos protege. O lado ruim é quando ele paralisa as nossas ações e a nossa capacidade de tomar atitudes. A prática do Krav Maga muda a relação das pessoas com o medo e prepara os praticantes para agirem de forma controlada e segura nas situações de ameaça ou agressão a que estão expostas no dia-a-dia. Para que as pessoas entendam a questão do medo em suas vidas, a Federação Sul Americana de Krav Maga está promovendo seminários e palestras online, totalmente gratuitas, para apresentar o Krav Maga e introduzir o tema a quem quer passar por essa pandemia de forma mais tranquila.

4. TORNA AS PESSOAS MAIS DISCIPLINADAS

Os especialistas dizem que uma das principais atitudes que ajudam as pessoas em confinamento é manter uma rotina diária de atividades. Isso ajuda a gerar motivação, evitar prostração e até mesmo a depressão. O Krav Maga demanda disciplina. Quem pratica sabe que ter o uniforme limpo e passado, as unhas e cabelos devidamente cuidados, não atrasar nos treinamentos e respeitar as ordens dos instrutores são condições básicas para treinar. Essa rotina faz com que as pessoas adquiram disciplina para além dos treinamentos, o que traz benefícios práticos na vida delas, nos estudos, no trabalho, etc.

5. MELHORA O CONDICIONAMENTO FÍSICO

O intuito do Krav Maga não é formar atletas. Mas a prática estimula os alunos a se exercitarem, dentro de seus limites. Com isso, os benefícios são inúmeros: melhora a condição cardiovascular, melhora a forma física, melhora o sono, etc. É sabido que exercício físico deixa a imunidade mais fortalecida. É por isso que a Federação Sul Americana de Krav Maga criou uma série de vídeos com rotinas de exercícios e desafios lúdicos que incentivam alunos e não-praticantes e exercitarem a cabeça e o corpo. “Não podemos ficar parados esperando a pandemia passar. Estamos incentivando as pessoas a manterem suas mentes e seus corpos ativos para, juntos, estarmos mais fortes”, explica Grão Mestre Kobi.

6. APROXIMA AS PESSOAS

Pelo fato do Krav Maga ser uma modalidade de defesa pessoal e não um esporte de competição, não há disputa entre os praticantes. Todos se ajudam e se incentivam a melhorar sempre. Com isso e com a rotina dos treinos, as turmas de Krav Maga acabam se tornando turmas de amigos. Mais do que isso, os alunos de todo o País, e mesmo de fora dele, se reúnem em seminários e treinamentos especiais (aulões em parques, na praia, workshops, viagens a Israel, etc), gerando um intercâmbio de amizade que ultrapassa os limites das academias.

Estar confinado não significa estar isolado. A Federação Sul Americana de Krav Maga criou atividades online que estimulam o contato. São conversas com instrutores (lives), treinamentos com quem está confinado junto ou com outras pessoas à distância, por meio de vídeo, entre outras atividades.

O Grão Mestre Kobi explica que mesmo quem ainda não é aluno da Federação pode participar. “Promovemos bate-papo e treinamentos físicos que todas as pessoas podem acompanhar, tanto para conhecer melhor o Krav Maga, quanto para mantes contato conosco. Isso nos mantém unidos e mais fortes para quando voltarmos às atividades presenciais”, conta.

A Federação Sul Americana de Krav Maga é a única representante oficial da modalidade no Brasil, com representação também no México, Argentina, Canadá e Portugal, além de ser a detentora da marca Krav Maga no Brasil.

À frente da Federação, Grão Mestre Kobi comemora, em 2020, os 30 anos de sua chegada à América Latina e a realização de um trabalho extremamente sério e responsável que mantém o Krav Maga como foi criado na década de 40 por Imi Lichtenfeld, em Israel.

Para conhecer mais sobre o Krav Maga acesse: www.kravmaga.com.br
Facebook: @mestrekobikravmaga
Instagram: @kravmaga_mestrekobi
Twitter: @KravMagaKobi
Youtube: Krav Maga das Américas

Print Friendly, PDF & Email