COMPARTILHAR

O historiador e filósofo Leandro Karnal e o rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista (CIP),   participaram nesta quinta-feira, 19 de março, do evento Dilemas Éticos, com o tema “Coronavírus: equilíbrio emocional em momento de crise”.

O debate, que aconteceu pela primeira vez sem público e online,   contou com a audiência  de  cerca de mil internautas que  enviaram diversas perguntas que foram respondidas pelos participantes.

Como o coronavírus está afetando os negócios e a percepção de mundo?; Como utilizar o isolamento para estabelecer uma rotina saudável para  nós e nossos filhos?;  Qual o papel das lideranças e dos religiosos em um momento como este?; Somos responsáveis uns pelos outros?; e como transformar as dificuldades em oportunidades  foram alguns dos temas que permearam a discussão. 

Para Leandro Karnal, esse momento de pausa é importante para vermos o que é realmente importante e fazermos uma reflexão sobre quais são os nossos valores, de forma a transformarmos as dificuldades em oportunidades. “Estamos sendo convidados a uma espécie de Outono, época em que não há calores brutais. O resguardo agora é sábio, exatamente para preservar a família.  A crise nos torna melhores e em breve vamos voltar fortalecidos  às  Sinagogas, Universidades, ao trabalho e aos abraços”.

“Maimônides,  médico, astrônomo, filósofo e rabino do século XII, nos convida a viver a vida sempre pelo caminho do meio. Em um momento como este,  a razoabilidade é  imperativa. A apatia por um lado, e  a histeria por outro, não levam a lugar nenhum. Que saibamos nos apoiar uns aos outros e principalmente sermos razoáveis”, concluiu o rabino Michel Schlesinger.

O evento Dilemas Éticos contou com o apoio de Lei Federal de Incentivo à Cultura e o patrocínio de: Itaú-Unibanco,  CSN, Bemol, GR Segurança, Focus Energia e Rosset.

Assista o debate em: https://youtu.be/f-eZ2doNtKg. e confira a programação online em https://cip.org.br/ e no Facebook: https://www.facebook.com/cipsp

Print Friendly, PDF & Email