VP do Instituto Weizmann faz palestra no Cubo

VP do Instituto Weizmann faz palestra no Cubo

453
0
COMPARTILHAR

VP do Instituto Weizmann de Ciências fala sobre pesquisa básica e as tecnologias de alto impacto em palestra no Cubo Network.

Os Amigos do Instituto Weizmann do Brasil realizam no dia 27 de abril, às 9h30 (welcome coffee às 9h), no Cubo Network (Rua Casa do Ator, 919 – Vila Olímpia), palestra com Israel Bar-Joseph, Vice-presidente do Instituto Weizmann de Ciências, com o tema “The Weizmann Institute: From basic research to high impact technologies” (O Instituto Weizmann: da pesquisa básica às tecnologias de alto impacto).

O professor Israel Bar-Joseph falará sobre como o desafio de criar ciência de alto impacto está sendo trabalhado por instituições de pesquisa em todo o mundo, destacando a abordagem do Weizmann, que o levou a se tornar um dos melhores institutos de ciências do mundo.

Com diversas premiações como o Kennedy Prize, o Alon Fellowship e o Levinson Prize, e um extenso currículo que acumula a publicação de mais de 100 artigos nos principais jornais científicos mundiais, o físico Israel Bar – Joseph é vice-presidente do Instituto Weizmann de Ciências. Ele está entre os diversos investigadores que formam a massa crítica de produção de alta tecnologia em Israel e é especialista em Nanotecnologia e na associação da Nanotecnologia com as diversas áreas do conhecimento, como medicina, eletrônica e ciências da computação.

Da pesquisa básica às tecnologias de alto impacto

No Instituto Weizmann de Ciências, a pesquisa básica baseada na curiosidade e a cultura da colaboração com outras disciplinas, combinam-se à capacidade dos cientistas de antever soluções ousadas e possibilidades anticonvencionais. Assim surgem ideias de alto impacto, que estimulam novas pesquisas que, no final da linha, têm importantes implicações no desenvolvimento das novas tecnologias. Os resultados podem ser vistos em áreas distintas. Foi assim que cientistas do WIS criaram uma técnica que produz uma imagem de vasos sanguíneos fornecendo oxigênio a tumores, tornando possível distinguir as neoplasias malignas.

Ou métodos sofisticados de correção e confiabilidade de hardware e software, necessários para sistemas de controle de reatores nucleares e lançadores de mísseis espaciais. Ou estradas inteligentes, para prevenção de acidentes de trânsito. Ou sensores minúsculos que podem detectar poluentes na água ou toxinas no ar. O Weizmann, que no ano 1954 projetou o primeiro computador no Oriente Médio, consegue agora, com uma pesquisa básica vasta e vibrante, investigar a complexidade dos distintos sistemas, revelar os mecanismos existentes, e encontrar novos caminhos

Serviço:
Evento: Palestra com Israel Bar-Joseph, vice-presidente do Instituto Weizmann de Ciências de Israel
Tema: “The Weizmann Institute: From basic research to high impact technologies” (“O Instituto Weizmann: Da pesquisa básica às tecnologias de alto impacto”).
Data: 27 de abril de 2017
Horário: 9h30 (welcome coffee a partir das 9h)
Local: Cubo Network (Rua Casa do Ator, 919 – Vila Olímpia),
Credenciamento para o evento: clique aqui
Palestra em inglês – Grátis