COMPARTILHAR

Na última 6ª feira (30/1), os alunos do Ensino Médio do Colégio I. L. Peretz participaram de uma videoconferência com o jornalista argentino Ezequiel Kupervasser, responsável pelo setor de imprensa do Congresso Judaico Latino-Americano, órgão que congrega e representa as comunidades judaicas da região.

DSCN4010

A conferência tratou dos recentes problemas pelos quais passa o governo da presidente Cristina Kirchner depois da morte do procurador Alberto Nisman, que denunciou uma suposta parceria entre a Argentina e o Irã no acobertamento das investigações relativas ao atentado contra a Associação Mutual Israelita Argentina (Amia) em 1994. Traçou também um panorama histórico desde o atentado de 1992 à Embaixada de Israel em Buenos Aires até os dias de hoje e desenvolveu algumas reflexões sobre o possível cenário eleitoral após os recentes acontecimentos.

Ao fim de quase uma hora de conversa, Ezequiel avaliou a participação dos estudantes: “Eu me surpreendi com o alto grau de conhecimento dos jovens e também com o interesse que demonstraram pelo tema”. Essa foi a primeira de uma série de palestras e videoconferências que deverão acontecer ao longo deste ano, versando sobre assuntos que estarão na ordem do dia, com experts das respectivas áreas, explicou a Profa. Karla (“Tuca”), coordenadora da área de Ciências Humanas, que está a frente do projeto. “Iremos nos pautar naquilo que acontece em nosso entorno e pelo mundo afora, assim como consideraremos aquilo que os alunos trarão como temas de interesse”.

Vale ressaltar a importância em acompanhar atualidades: “Invariavelmente, o que está na mídia se tornará um ponto em provas seletivas ou classificatórias como o Enem”, acrescenta o prof. Jorge Makssoudian, diretor do Ensino Médio.

DSCN4029

Print Friendly, PDF & Email