A Universidade Bar-Ilan abrirá o primeiro Centro de Tecnologia Quantica em Israel

A Universidade Bar-Ilan abrirá o primeiro Centro de Tecnologia Quantica em Israel

1599
0
COMPARTILHAR

O Centro chamado “Entrelaçamento Quantico Entre Ciência e Tecnologia (QUEST)” será aberto de 11 a 13 de junho, durante um evento que contará com a presença dos principais cientistas israelenses e estrangeiros (Alemanha, Dinamarca e Estados Unidos). O centro QUEST da Universidade Bar-Ilan estará focado no uso de conhecimentos teóricos para desenvolver tecnologia inovadora. Dezenas de pesquisadores se reunirão sob a supervisão de sete cientistas de alto nível cientico para incentivar parcerias com as indústrias privadas e públicas.

A mecânica quântica foi descoberta no início do século XX. Esta teoria revolucionária descreve o comportamento da natureza em escalas microscópicas. Em particular, a mecânica quântica ajudou os cientistas a compreender o movimento da menor partícula (estável), o elétron e foi a base da (primeira) revolução quântica que o mundo experimentou no século passado.

A propriedade a ser tratada pelo centro Bar-Ilan é o entrelaçamento quântico, pelo qual dois elétrons ou fótons pode ser “emaranhados” em conjunto e manter informações sobre o outro. Espera-se que a aplicação dos efeitos quânticos a estas distâncias produza a segunda onda da revolução da tecnologia quântica. Dentro da comunidade cientica, a tecnologia quântica é considerada “a próxima revolução depois da nanotecnologia”.

O Governo Central da China tem nanciado o desenvolvimento de um s até lite de transmissão de informação secreta com a ajuda desta tecnologia. A Comunidade Europeia apoia o desenvolvimento desta tecnologia por meio de um programa pioneiro de um bilhão de euros. E em Israel, o Comitê de Planejamento e o Conselho de Orçamento do Conselho do Ensino Superior decidiu investir dezenas de milhões de dólares em tecnologia quântica no seu próximo plano quinquenal.