COMPARTILHAR

Encontro discutiu áreas potenciais para colaboração acadêmica e em pesquisas

Um dos assuntos discutidos foi a possibilidade de realizar encontros entre pesquisadores das duas instituições. Imagem: Roberto Rodrigues / Unesp

A Unesp recebeu na última quarta-feira (26) a visita do professor Edi Barkai, representante da Universidade de Haifa, de Israel. A visita teve como propósito a discussão de áreas comuns para possíveis colaborações científicas e acadêmicas.

A Universidade de Haifa está localizada na terceira maior cidade de Israel, foi fundada em 1963 e conta atualmente com aproximadamente 18 mil alunos, entre graduação e pós. Além do professor Barkai, também esteve presente na reunião Carolina Birenbaum, CEO da Associação Amigos at University of Haifa.

Algumas das principais áreas de atuação da instituição israelense em pesquisa são Biociências, Neurobiologia, Biologia Humana (como foco em câncer e envelhecimento), Biologia Marinha, Física Teórica e Matemática.

“Nossa ideia é reunir bons pesquisadores de ambas as instituições para conversar. É sempre fácil dialogar com pesquisadores porque eles compartilham dos mesmos valores”, afirmou o professor da universidade israelense. Durante a reunião foi discutida a possibilidade de promover encontros entre pesquisadores por meio de chamadas da Fapesp ou com recursos do Programa Capes-PrInt.

No final do próximo mês, o reitor da Unesp, professor Sandro Valentitni, estará em uma missão em Israel em que visitará diversas universidade no país. A ideia é que a reunião desta quarta-feira colabore no estabelecimento de parcerias no país, definindo, por exemplo, quais áreas devem ser prioritárias no diálogo com a Universidade de Haifa.

A Unesp foi representada na reunião pelo professor Carlos Graeff, pró-reitor de Pesquisa, professor Mauricio Bacci, assessor da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), a professora Silke Weber, do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina, o professor Wagner Valenti, diretor da Agência Unesp de Inovação (AUIN) e o professor Renato Leonardi, da Assessoria de Relações Externas (Arex).

fonte: Unesp

Print Friendly, PDF & Email