COMPARTILHAR

Área histórica de Jerusalém agora oferece visita ao Segundo Templo com óculos de realidade virtual, jornada multimídia pelos túneis e experiência “behind scenes” em escavações.

Três novas atrações no Muro das Lamentações levam turistas a uma viagem no tempo
Três novas atrações no Muro das Lamentações levam turistas a uma viagem no tempo

A entidade responsável pelo Muro das Lamentações em Jerusalém (Western Wall Heritage Foundation) inaugurou recentemente três atividades interativas para quem deseja conhecer o icônico e histórico local da capital israelense, desde um tour tecnológico para uma viagem no tempo até poder percorrer por escavações e tocar em pedras da antiga Jerusalém.

Um olhar pelo passado, visita ao Segundo Templo

A visita ao Segundo Templo usa a tecnologia de realidade virtual. Os visitantes usam equipamentos que criam campo de visão em 360º, que dá a impressão de viajar no tempo e transmite sensação de estar no Segundo Templo e vê-lo como era há 2 mil anos.

A tecnologia de realidade virtual é a mais recente novidade em interatividade 3D. A experiência em 360º envolve os espectadores e os transporta para outro lugar e tempo, criando experimentos totalmente interativos. Neste projeto inovador, que combina os talentos de artistas, pesquisadores, especialistas em animação e programadores, um modelo computadorizado em 3D do Templo foi criado com atenção a cada detalhe. A visita virtual é acompanhada por narração, que é baseado em uma completa pesquisa, que oferece camada fascinante de compreensão para aprender sobre os dias de glória da antiga Jerusalém.

O passeio leva os participantes de volta a Jerusalém a cerca de 2 mil anos para o mercado ao ar livre ao lado do Templo. Os participantes podem passear pelo último Robinson’s Arch e Royal Stoa antes de atravessar os portões do Templo e chegar aos pátios, passar pelo altar e pelos sacerdotes que fazem suas tarefas diárias. O passeio termina dentro do Templo, onde o visitante avista o Menorah e o Sumo Sacerdote é visto realizando o “ketoret”, a queima do incenso sobre o pequeno altar de ouro.

É possível ter uma ideia desta fascinante viagem…

Viagem por Jerusalém

Uma viagem multimídia de 50 minutos percorre pelos acontecimentos históricos a partir da destruição do Templo até o retorno a Jerusalém e sua reconstrução nos tempos modernos. Isso por meio de um programa interativo que inclui dezenas de clipes em vídeo.

A nova atração fica disponível em uma sala especial recentemente exposta nos Túneis do Muro das Lamentações, num edifício anteriormente utilizado como parte da pousada Mamlu. Durante “a viagem”, eventos e dilemas enfrentados por judeus em vários países e ao longo da história serão exploradas. Cabe ao visitante tomar decisões, como os antepassados/ povo judeu fizeram, sobre se devem ou não ficar parados ou continuar vagando. Durante toda a experiência, o visitante verá que Jerusalém nunca esteve longe dos corações e mentes dos judeus, não importa onde eles estivessem no mundo.

Após a destruição do Segundo Templo, no ano de 3830 [70 d.c.], os judeus foram dispersados entre os países de exílio, onde cada comunidade adaptou-se às tradições locais. Cada família tem uma história especial, mantendo gerações, e todos têm um ponto em comum: deixar Jerusalém, mas retornar.

Por mais de uma década, a entidade de proteção do Muro foi estudar as várias rotas percorridas por estes grupos até o seu retorno a Jerusalém ou a Israel. Depois de muitos anos de pesquisa e escavações arqueológicas, terminando com três anos de produção e edição, os resultados deste estudo foram disponibilizados ao público na “Viagem a Jerusalém” – uma experiência interativa emocionante que permite visualizar e seguir o passado deste povo por meio da Diáspora, em sua viagem de volta à capital simbólica para eles.

A atração é apropriada toda a família. A “Viagem a Jerusalém” é apresentada em hebraico e inglês. Reservas devem ser feitas com antecedência e taxas pagas na entrada. Veja mais informações aqui: http://english.thekotel.org/western_wall_sites/journey_to_jerusalem

Tour guiado “behind scenes” às escavações

Agora é possível fazer reserva para uma visita guiada (em inglês) em uma base regular do sítio de escavação denominado as escavações Core (ao núcleo), que é como um “tour nos bastidores”, que complementa um passeio pelos túneis do Muro das Lamentações. O local está aberto ao público desde 2013 e está localizado a oeste do Western Wall Plaza, abaixo do nível do solo e entre as casas do Bairro Judeu e da Plaza. O local contém achados arqueológicos únicos de muitos períodos de Jerusalém de 3 mil anos de existência e evidência de povoamento de judeus e do governo do Primeiro Templo, cerca de 2.700 anos atrás. Para mais informações, acesse: http://english.thekotel.org/western_wall_sites