COMPARTILHAR

Na Terra cada vez mais povoada, com expectativa da população global avançar para 10 bilhões nas próximas décadas, o acesso à água e aos alimentos se torna cada vez mais desafiador. Em recente visita a Washington, D.C., Estados Unidos, duas startups israelenses focadas na sustentabilidade apresentaram para a Free Interprise – organização que reúne histórias da comunidade empreendora norte-americana – tecnologias inovadoras que podem revolucionar a maneira de produzir para as gerações futuras.

Criada em 2015, a Flying SpArk está desenvolvendo uma tecnologia para cultivar e processar larvas de moscas-das-frutas como proteína em pó, de alta qualidade, para consumo humano. A alternativa se mostrou muito mais saudável e sustentável que a produção de proteína animal. Embora um alimento preparado com esse ingrediente possa parecer estranho, vale considerar o seguinte: de acordo com a empresa, a cada mil toneladas de proteína em pó que a Flying Spark produzir, economizará 110 milhões de metros quadrados de água doce, 50 mil hectares e 55 mil toneladas de emissões de gases de efeito estufa.

“As proteínas dos insetos, que são mais sustentáveis ​​do que as oferecidas por outras fontes, ajudarão a alimentar a crescente população no futuro”, diz Keren Kles, CTO da Flying SpArk, doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos. A pesquisadora lidera o desenvolvimento tecnológico da empresa e vê o produto como uma parte importante das soluções de longo prazo para o abuso de terras agrícolas, sobrepesca e degradação ambiental.

O superalimento da Flying SpArk começa com a espécie Ceratitis capitate, a mosca da fruta do Mediterrâneo. As larvas são alimentadas com uma dieta apropriada (sem pesticidas, hormônios ou antibióticos) e, após sete dias são processadas para retirar os pós e o óleos protéicos, que são ricos em minerais e fibra alimentar. A partir daí, as possibilidades de aplicação são infinitas – como substituto de carnes, leite, entre outros. 

Outro projeto inovador, desenvolvido pela empresa Watergen, traz uma solução para a crise mundial de água potável. Iniciado há 10 anos em Israel, GENNY é um sistema que retira água limpa do ar a uma média de oito galões por dia, a um custo baixíssimo. O sistema requer eletricidade apenas para produzir água potável e o único subproduto é o ar mais limpo para o ambiente. 

“É a melhor água que você vai provar neste custo, que é incrível”, diz o presidente da Watergen, Yehuda Kaploun, que coordena parcerias estratégicas para fornecer os produtos da Watergen aos parceiros dos Estados Unidos, tanto do setor público quanto do privado.

A Watergen recentemente ajudou o Estado da Califórnia a combater os incêndios florestais ao implantar ERV Watergen (veículos de resposta a emergências) para dispensar água potável. “Fornecer à polícia e bombeiros a necessidade básica de água potável permite que eles sirvam e ajudem por períodos mais longos de tempo”, disse Ed Russo, CEO da Watergen USA, ao jornal Times of Israel.

O uso para as versões de médio e grande porte do produto da Watergen são amplos e diversificados. Escritórios, bases militares, hospitais e indústrias podem ser beneficiados com o sistema que tem tecnologia para gerar até 5 mil litros por dia. O impacto de um sistema como esse poderia salvar vidas e ser drasticamente mais econômico do que soluções convencionais para crises hídricas municipais. 

Enfrentar os desafios de um fornecimento de água cada vez mais reduzido em um mundo de demanda crescente exigirá tecnologias de captação de água inovadoras e um diálogo entre todas as partes interessadas. Em 2016, a Câmara de Comércio dos Estados Unidos lançou o Business H2O: Water Innovation Initiative, como forma de facilitar esse diálogo e destacar novas descobertas tecnológicas. Uma mesa redonda internacional promovida pelo Business H2O, prevista para acontecer em abril, convocará empresas multinacionais, autoridades do governo norte-americano e de outros países, além de organizações multilaterais para mostrar tecnologias que poderiam resolver a crise mundial da água. 

Print Friendly, PDF & Email