COMPARTILHAR

Para reduzir os custos na empresa é preciso ver o negócio como um todo e conhecer o que é fundamental para o funcionamento da organização. Sem mudanças drásticas é possível ter uma economia que contribua com as finanças. 

Ver o dinheiro saindo da conta e não saber direito para onde ele está indo ou saber que há desperdício é algo que compromete as finanças. Para tentar acabar com esse problema é comum buscar maneiras de reduzir os custos na empresa, mas a questão é a que custo.

Algumas organizações fazem cortes sem pensar no impacto que ele pode ter e no final do processo não conseguem reduzir os custos na empresa, mas aumentar as despesas e ganhar a insatisfação dos colaboradores.

É preciso pensar muito bem onde diminuir os investimentos ou em maneiras de controlar as despesas para que essas não impactem nos negócios. 

Existem diferentes maneiras eficientes de diminuir os gastos que não serão prejudiciais à empresa.

Utilizar banco de horas

O banco de horas pode ser utilizado em momentos que a demanda está maior e precisa de mão de obra para supri-la. Posteriormente, quando estiver mais tranquilo, os funcionários poderão utilizar essas horas adicionais para terem folga.

O planejamento do banco de horas ajuda a administrar melhor as demandas de trabalho e evita que se gaste com horas extras. 

Rever os processos

Alguns processos internos podem não ser muito eficientes e mudar a forma de atuação pode reduzir os custos na empresa. Reveja o fluxo de trabalho e se existem gargalos que podem atrapalhar a produção, levando a um custo adicional.

Muitas vezes, apenas em reorganizar o layout de trabalho, por exemplo, de uma produção, o andamento dos processos fica mais fluido, economiza-se tempo, material e mão de obra. 

A adoção de equipamentos específicos também pode ajudar nesse quesito. 

Controlar o uso de materiais

Ter um estoque de material onde todos tenham acesso pode resultar em desperdício e até mesmo furtos. 

Os insumos utilizados na empresa precisam ter um controle de uso, com um acompanhamento das entradas e saídas, qual setor está utilizando e outros itens importantes.

Ao fazer isso evita-se que haja desperdício e se cria a conscientização em relação ao uso. 

Manter os funcionários motivados

Funcionários motivados produzem mais, possuem um menor índice de turnover e, consequentemente, ajudam a reduzir os custos na empresa. A gestão de pessoas deve trabalhar para o bem-estar no trabalho e valorização de pessoal.

Aliado a isso pode-se investir em uma palestra motivacional para que não se perca o entusiasmo do colaborador e que o profissional entenda os bons motivos para continuar a ser parceiro da organização. 

Negociar com os fornecedores 

A compra de produtos e insumos para a empresa requer uma boa quantia de dinheiro, por isso, sempre é indicado conversar com os parceiros para conseguir as melhores condições de pagamento e preços.

Veja com os fornecedores possibilidades de conseguir descontos. Normalmente isso é possível aumentando a quantidade de compra. Não deixe de negociar as formas de pagamento. Por menor que seja a economia, ela ajudará bastante a reduzir os custos na empresa.

Conscientizar a equipe 

Para reduzir os custos na empresa é preciso que haja um esforço conjunto. Não adianta a diretoria economizar se o restante da empresa está gastando sem que haja controle. Converse com os colaboradores e mostre a importância de diminuir os gastos sem que isso impacte no trabalho.

Se todos estiverem motivados, como já falamos acima, com certeza estarão engajados e ajudarão na redução dos custos.

A orientação alinhada é essencial para que se reduza os custos e se as pessoas puderem ver os resultados disso, por exemplo, com algum benefício como prêmio de reconhecimento monetário ou não, os resultados serão ainda mais positivos. 

Para conseguir reduzir os custos na empresa é necessário que haja um esforço de todos, mas, isso não significa sacrificar itens essenciais.

Diminuir despesas, muitas vezes, está relacionado a cortar custos supérfluos e rever processos. Portanto, adotar medidas simples pode ter resultados bastantes positivos. 

Fontes: Upbrasil, Conube

Print Friendly, PDF & Email