COMPARTILHAR

Israel reforça sua delegação de ajuda humanitária no Haiti – Com o propósito de auxiliar a delegação que já se encontra em Porto Príncipe, uma delegação adicional da IDF está programada para partir para o Haiti durante a noite de hoje (18). A delegação será chefiada pelo Maj.gen. Yair Golan e incluirá também o Diretor-Geral do Ministério da Saúde, Dr. Eytan Chai-Am. A primeira delegação das Forças de Defesa de Israel (IDF) se instalou na capital do Haiti, Porto Príncipe, na última sexta-feira (15) e estabeleceu seu centro de operações e o hospital de campanha em um campo de futebol próximo ao aeroporto.

O hospital de campanha conta com 40 médicos, 25 enfermeiras, paramédicos, uma farmácia, uma enfermaria para crianças, um departamento de radiologia, uma unidade de terapia intensiva (UTI), uma sala de emergência, duas salas de cirurgia, um centro cirúrgico e uma maternidade. Além de todos os atendimentos realizados, cerca de 200 pacientes foram internados no hospital sendo que maioria deles está em estado moderado. Além disso, já foram realizadas 25 cirurgias de alto risco e três nascimentos, incluindo um bebê prematuro com 1,8 quilogramas.

Ontem (17), uma mulher haitiana grávida de oito meses chegou ao hospital de campanha das Forças de Defesa de Israel no país. Ela deu à luz um menino saudável, que recebeu o nome de Israel. (foto abaixo). Clique AQUI e veja também um vídeo feito pela rede de TV americana “abc” sobre o nascimento de uma menina no hospital israelense.

Na tarde do último sábado (16), a equipe das Forças de Defesa de Israel (IDF) salvou um funcionário público haitiano, Sr. Gilles, de 58 anos, que estava soterrado haviam 90 horas. Este foi o primeiro salvamento da equipe Israelense no país de uma pessoa viva e o trabalho durou cerca de oito horas. Veja AQUI o vídeo com imagens do salvamento.

O diretor do hospital, Cel. Dr. Itzik Reis esclareceu que o centro de operações também tem auxiliado equipes médicas de outros países que estão incapacitadas de prover o tratamento necessário aos feridos. Hoje, nove voluntários americanos, de Los Angeles, se uniram à delegação israelense no hospital de campanha, além da colaboração permanente com as forças da ONU, incluindo o Brasil, e outras unidades de busca e salvamento presentes no Haiti. Israel continua fazendo tudo o que estiver ao seu alcance para ajudar o povo do Haiti após este trágico desastre. Na foto abaixo, um médico da IDF trata uma criança ferida em Porto Príncipe.

Matérias publicadas pela imprensa brasileira e internacional sobre a atuação de Israel no Haiti:

• Veja a reportagem especial “Israel envia equipes de salvamento para o Haiti” feita pela correspondente da GloboNews em Tel Aviv, Daniela Kresch. Veja AQUI.

• Veja também reportagem exibida no fantástico com imagens do salvamento de uma pessoa pela equipe israelense no Haiti. Veja AQUI.

• Veja AQUI o vídeo com a chegada e montagem do hospital de campanha de Israel no Haiti no link.

• Veja AQUI o vídeo com imagens do salvamento, feito pela equipe israelense, do Sr. Gilles, de 58 anos, funcionário público de Porto Príncipe.

• Veja AQUI uma reportagem feita pelo canal americano Fox News sobre os médicos israelenses no Haiti.

• A rede de tv americana “abc” fez uma matéria especial sobre o nascimento de uma menina no hospital de campanha israelense. A mulher grávida foi levada para o hospital pelo Dr. Richard Besse, autor da reportagem. Assista AQUI.

• Clique AQUI e veja uma reportagem da CBS News que mostra as dificultades das equipes médicas nos salvamentos no Haiti.