COMPARTILHAR

Na ocasião, foram continuadas discussões que visam à troca de experiências na perspectiva da segurança pública municipal e do conceito de Smart Cities.

Durante a reunião, foram estudadas tecnologias de segurança implantadas em Israel (Foto: Kiko Silva)

O prefeito Roberto Cláudio recebeu, em audiência no Paço Municipal, na tarde desta quinta-feira (23/11), o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley. Durante a reunião, foram continuadas discussões que visam à troca de experiências na perspectiva da segurança pública municipal e do conceito de Smart Cities.

Na oportunidade, foram estudadas tecnologias de segurança implantadas em Israel, que deverão enriquecer a política municipal em torno da implantação de Células de Proteção Comunitária, estrategicamente distribuídas por Fortaleza, coordenada pelo vice-prefeito da Capital, Moroni Torgan. “Nós estamos interessados em aprender mais sobre o que é desenvolvido em Israel para poder, potencialmente, agregar a essa nova política de segurança comunitária local. Inclusive, estamos saindo daqui com uma segunda agenda, a partir da qual uma equipe técnica israelense virá dialogar diretamente com a equipe do vice-prefeito e iniciar discussões bilaterais a respeito desse assunto”, informou o Prefeito, que esteve acompanhado do coordenador adjunto da Coordenadoria Especial de Relações Internacionais e Federativas (Cerif) Cláudio Nelson.

Dentre as pautas discutidas, esteve, ainda, a avançada experiência de Israel no tocante ao conceito de Cidades Inteligentes (Smart Cities). A expectativa da Prefeitura de Fortaleza é de promover posterior reunião entre gestores da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos e equipe especializada israelense. “A nossa ideia é promover o estreitamento de experiências no que diz respeito, por exemplo, à mobilidade e à iluminação. A partir daí, potencialmente, será possível organizar uma agenda técnica dirigida, visitando algumas experiências de cidades em Israel no começo do próximo ano”, adiantou Roberto Cláudio.

Yossi Shelley avaliou positivamente a parceria que vem sendo desenvolvida, destacando potenciais da cidade de Fortaleza. “As reuniões que vêm sendo realizadas com o prefeito Roberto Cláudio são muito positivas porque tratamos, aqui, assuntos importantes, buscando formas de aplicar a tecnologia israelense a projetos desenvolvidos aqui. Fortaleza é uma cidade administrada por uma boa gestão. Este é um bom lugar para estabelecer relações econômicas e trocar ideias”, finalizou.

via Prefeitura de Recife