COMPARTILHAR

O Desafio da Modernização do Islã: os Reformadores Falam Abertamente e os Obstáculos que eles Enfrentam.

Minha biblioteca contém uma estante repleta de livros sobre o Islã moderno. Contudo, praticamente nenhum deles aborda o tema deste importante estudo realizado por Christine Douglass-Williams. Com toda a atenção dirigida aos islamistas, quem tem tempo ou disposição para se dedicar à modernização dos muçulmanos? Com efeito, a escassez de livros sobre muçulmanos anti-islamistas simboliza o grande dilema deles: eles são ameaçados, marginalizados e desprezados como fraudes.

As ameaças vêm dos islamistas, defensores da aplicação da lei islâmica em sua plenitude e rigor como meio de recuperar a glória medieval do Islã. Os islamistas atacam os modernizadores com palavras e armas, sentindo, com toda razão, que aqueles muçulmanos liberais representam uma enorme ameaça à atual hegemonia islamista.

Por mais que predominem hoje, os islamistas reacionários entendem o grande apelo da modernidade, isso sem falar de suas vitórias contra outros dois movimentos utópicos radicais modernos, fascismo e comunismo. Eles sabem que seu movimento está condenado porque os muçulmanos vão optar pelos benefícios da vida moderna, de modo que eles lutam contra os modernizadores com unhas e dentes.

CONTINUE LENDO…

Print Friendly, PDF & Email