COMPARTILHAR

Pesquisadores desenvolveram um aplicativo para smartphone que pode salvar a vida de pessoas altamente alérgicas durante uma emergência, usando uma rede social focada no paciente e assim permitir a administração de medicamentos corretos numa emergência.

O novo aplicativo foi desenvolvido pelo Prof. David G. Schwartz, da Universidade Bar-Ilan, e pelos Ph.D. Michael Khalemsky e Michal Gaziel Yablowitz, da Escola de Administração de Empresas da Universidade. Em colaboração com Magen David Adom (MDA) e uma equipe liderada pelo Dr. Eli Jaffe, o aplicativo “EpiMada” foi lançado recentemente e já tem centenas de usuários registrados. O aplicativo conecta os pacientes à “ajuda” que pode estar próximos o bastante de pacientes com alergias e chegar muito mais rápido do que uma ambulância.

Usando algoritmos baseados em proximidade, muito semelhantes aos usados pela Gett Taxi, que conecta clientes usando smartphones com o táxi mais próximo disponível, o MDA usa o aplicativo para enviar um paciente alérgico registrado para ajudar urgentemente outro paciente que precise de EpiPen imediatamente. Em Israel existem cerca de 20.000 pessoas com prescrições de injetores de epinefrina e o número está aumentando.

“Nossos resultados preliminares de pesquisa mostram que pacientes com alergias são muito motivados a dar seu Epipen pessoal a pacientes com necessidades imediatas, algo geralmente incomum entre estranhos”, disse Yablowitz. O aplicativo é o primeiro teste de campo da iniciativa internacional de Comunidades de Resposta a Emergências (ERC).

Print Friendly, PDF & Email

Also published on Medium.