COMPARTILHAR

O setor de foodtech israelense engloba uma gama diversificada de empresas e soluções inovadoras

De acordo com as projeções da ONU, a atual população global de 7,7 bilhões de pessoas deve chegar a 9,8 bilhões em 2050. Enquanto Israel representa apenas um décimo de um por cento de todos os habitantes do mundo, a Nação Startup desempenhará um papel descomunal na alimentação desses países. 2,1 bilhões de bocas extras, graças ao vibrante ecossistema de foodtech do país.

O setor de foodtech israelense engloba uma gama diversificada de empresas e soluções inovadoras, incluindo agritech, ecommerce, substitutos de carne, tecnologias de melhoria de alimentos e muito mais. No total, Israel é o lar de cerca de 700 startups e empresas nos setores de tecnologia de alimentos e agtecnologia, e as empresas israelenses nessas indústrias levantaram US $ 759 milhões desde 2014.

O país que inventou a irrigação por gotejamento tem sido fonte de soluções inventivas para alimentar o planeta. Paralelamente ao sucesso de Israel em outros domínios tecnológicos, as indústrias locais de alimentos e agtech se beneficiam de instituições de pesquisa altamente estimadas, investimentos robustos do setor público e o dinamismo da cultura de startup de Israel.

Entre as organizações comprometidas com o desenvolvimento do setor de tecnologia de alimentos do país está a The Kitchen, uma incubadora com sede em Ashdod, cujo portfólio de empresas está lidando com diversos desafios, da robótica de fábricas de alimentos à produção alternativa de proteínas e análises de segurança alimentar. Em setembro de 2018, a Autoridade de Inovação de Israel anunciou planos para uma nova incubadora de tecnologia de alimentos em Safed, com a Autoridade investindo 100 milhões de NIS na instalação durante um período de oito anos.

Veja aqui algumas das startups israelenses que transformaram a forma como os alimentos são produzidos e experimentados:

• A empresa de biotecnologia Evogene aproveita a biologia computacional e a análise de big data para melhorar o desempenho das culturas, criando plantas resistentes a pragas. A empresa formou parcerias com várias corporações multinacionais, incluindo BASF, Bayer e Monsanto.

• A tecnologia da Doux Matok reduz o teor de açúcar e sal dos alimentos sem sacrificar o sabor. Como funciona? A empresa concentra sal e açúcar em um transportador mineral projetado para fornecer sabores de forma mais eficiente a receptores de sabor. A Doux Matok formou parcerias com várias empresas multinacionais e seus primeiros produtos estão previstos para chegar ao mercado no final de 2019.

• A Future Meat Technologies, sediada em Jerusalém, decidiu romper o mercado de produção de carne fabricando produtos cárneos através da gordura animal e das células musculares. O braço de capital de risco da Tyson Foods é um investidor na empresa, que pretende lançar seus primeiros produtos no mercado em 2020.

Algumas das empresas de tecnologia de alimentos de maior sucesso de Israel tornaram-se marcas globais ou foram adquiridas por marcas globais existentes que buscam capitalizar a engenhosidade israelense. 2018 provou ser um ano de grande sucesso para as aquisições israelenses de tecnologia de alimentos, com uma série de acordos de alto perfil colocando os holofotes no setor.

A empresa-mãe da Budweiser, AB InBev, adquiriu a empresa de análise de bebidas WeissBeerger em um acordo de US $ 80 milhões. A International Flavors & Fragrances comprou a empresa de sabores Frutarom por US $ 7,1 bilhões, marcando a segunda maior aquisição de uma empresa israelense até o momento. A aquisição de US $ 3,2 bilhões da SodaStream pela Pepsico, concluída em dezembro, encerrou o ano de grande sucesso da israelense foodtech.

Interessado em aprender mais sobre foodtech israelense? Em 23 de setembro, o FoodTech IL, o principal evento do setor, reunirá empresas multinacionais de alimentos e bebidas, investidores e startups israelenses de alimentos. Fique atento para mais informações sobre inscrições e programação aqui.

fonte: Israel Trade and Investment Brazil

Print Friendly, PDF & Email