COMPARTILHAR

Hoje em dia, todo mundo e seu cachorro tem um perfil ou página no Facebook … literalmente.

E, se um cachorro pode ganhar seguidores nas mídias sociais, você também pode. Mas mesmo com a enorme popularidade das plataformas de mídia social, algumas empresas ainda não aproveitaram o potencial que possuem.

Outros fizeram tentativas desanimadas, mas não tiraram proveito das mídias sociais. Assim, se você ainda não criou uma forte presença na mídia social, está perdendo uma ótima oportunidade de gerar reconhecimento da marca, direcionar tráfego para seu site e fazer vendas.

Felizmente, não é tarde demais.

Seja você um ávido especialista em mídia social ou um novato total na festa, ainda é possível usar as mídias sociais para expandir seus negócios.

Neste guia, você vai a entender por que a mídia social é tão importante para seu sucesso, e como usá-la para direcionar o tráfego e aumentar as vendas.

Quando terminar de ler, você saberá um pouco mais sobre como usar as mídias sociais para comércio eletrônico.

Porque é que as mídias sociais são tão importantes para o e-commerce

Vamos começar analisando por que a mídia social é tão importante para as lojas de comércio eletrônico.

Embora o tráfego de pesquisa esteja voltando, a mídia social ainda é um importante direcionador de tráfego para sites.

Por que as ações sociais caíram? A verdade é que os usuários agora estão gastando menos tempo no Facebook e mais tempo em vídeo e conteúdo de transmissão ao vivo.

Esse tipo de conteúdo é menos provável de se vincular a outras páginas.

Então, como o número de compartilhamentos parece estar diminuindo, isso não significa que a mídia social esteja se tornando menos popular. Na verdade, o uso de mídia social continua a crescer.

Isso significa que a oportunidade de direcionar o tráfego das redes sociais está viva e passa bem. De acordo com projeções atuais, 90% das empresas usarão alguma forma de mídia social para atendimento ao cliente em apenas dois anos.

Se você está nos outros 10% daqui a dois anos, corre o risco de perder clientes. Por quê?

Bem, os clientes gastam 20% a 40% mais com empresas com as quais eles têm envolvimento com mídias sociais.

No ano passado, havia 2,46 bilhões de usuários de mídia social. Este ano, as projeções mostram que o número subirá para 2,62 bilhões. E daqui a três anos, haverá mais de 3 bilhões de pessoas usando as mídias sociais! 

Você não pode ignorar um mercado tão grande.

No passado, as empresas supunham que, se o mercado-alvo delas não fosse adolescente ou de vinte e poucos anos, elas poderiam ignorar as mídias sociais. Isso não é mais o caso.

A mídia social está atraindo usuários de todas as faixas etárias. Ignorando a mídia social é basicamente entregar os clientes à sua concorrência. Se você quiser continuar no negócio, precisa adotar a mídia social.

Os consumidores não têm apenas contas de mídia social. Eles os usam muito. Em média, eles usam por 2 horas e 15 minutos por dia! Isso é um terço do tempo total online deles. Também é o dobro do tempo de qualquer outra atividade online.

Como você direciona o tráfego das mídias sociais?

Você pode usar as mídias sociais para o comércio eletrônico (independentemente de ser um negócio de dropshipping como a Oberlo ou um negócio de venda de serviços como é o caso do Adobe) de duas maneiras diferentes.

Você pode usá-lo para direcionar o tráfego para seu website (no qual eu me concentrarei aqui) ou para usá-lo para fazer vendas (sobre as quais falarei mais adiante).

Mídia social é tudo sobre três coisas: conexões, relacionamentos e engajamento. Lembre-se disso e você pode usá-lo para direcionar o tráfego para sua empresa. Pesquisas mostram que os clientes que experimentam interações positivas com sua empresa nas mídias sociais têm quase três vezes mais chances de recomendar sua marca.

Você consegue adivinhar onde eles vão fazer essas recomendações? Você adivinhou: mídias sociais! 

E quando alguém diz algo sobre seu negócio nas redes sociais, ele tem um alcance muito maior do que se dissesse apenas ao colega de trabalho no escritório.

Então, como você cria interações positivas nas mídias sociais? Comece por certificar-se de que publica conteúdo que seja relevante para o seu mercado de destino.

As pessoas anseiam por interação humana. 78% dos clientes acreditam que a mídia social é o futuro do atendimento ao cliente.

Não apenas isso, mas 88% dos clientes têm menos probabilidade de comprar de você, se você deixar suas reclamações de mídia social sem resposta. Se você não tem presença na mídia social, como responderá às reclamações deles?

Mas se você tiver uma presença na mídia social e responder a uma reclamação, poderá transformá-la em um sucesso.

77% dos clientes melhoraram suas perceções de uma empresa depois de conversar com eles online.

Já percebeu porque é que seu negócio de comércio eletrônico tem mesmo de estar presente nas redes sociais? 

Print Friendly, PDF & Email