COMPARTILHAR

Quando alguém entra em um bom site de compra e venda de imóveis como o Agente Imóvel, geralmente ele olha detalhes como o tamanho da residência, a localização, se as contas estão em dia, o preço – é claro – e outros aspectos que podem vir a valorizar o bem.

Um judeu praticante também observa todos estes aspectos, mas, além disso, ele também tenta adequar os preceitos religiosos ao seu futuro lar. Existem muitos detalhes descritos na Torá. Eles determinam a formação e a atmosfera de toda a casa.

O D’us judaico determina que o lar judaico seja diferente dos lares não judaicos não apenas no Shabat e nos feriados, mas em todos os dias comuns também. Todos os dias da semana devem estar em conformidade com a religião.

A Torá Chayim guia a vida dos judeus durante o dia a dia. O lar se torna uma moradia preparada para a presença de D’us, de acordo com os ensinamentos: “Façam-me um santuário e habitarei entre eles.” (Éxodus 25:50).

Na hora da alimentação, o judeu deve lembrar que o ato de ingerir bebidas e comidas é, na verdade, uma consagração ao divino. A mesa de refeição é um lugar que deve ser respeitado, todos devem lavar as mãos antes das refeições e a comida deve ser kasher.

O lar será um lugar de paz, o relacionamento entre homem e mulher santificado pela observação das leis de Taharat Hamishpacha (Pureza Familiar). As crianças serão respeitadas e que se assegure que suas criações estejam dentro dos preceitos da pureza e santidade em seus corações.

Tudo é feito com o objetivo de criar união familiar, amor e harmonia para preservar a unidade destes seres que pertencem a célula fundamental da humanidade. A mulher/mãe, dentro da religião, tem uma função primordial de manter a unidade deste núcleo, cabendo a ela a tarefa e o privilegio de criar a verdadeira atmosfera familiar.

Por causa destes e vários outros fatores, é importante observar o local onde uma família praticante da religião e dos costumes vai morar. É preciso que a residência possa oferecer condições básicas e que todas estas orientações possam ser colocadas em prática.

Que a residência tenha um bom local para o acendimento das velas das sextas feiras, ao por do sol, a fim de iluminar e trazer paz e harmonia à casa judia. Lembre-se destes detalhes ao escolher um novo lar.

Print Friendly, PDF & Email

Also published on Medium.