A CONFEDERAÇÃO ISRAELITA DO BRASIL (CONIB) e suas FEDERADAS abaixo assinadas, fiéis aos princípios pelos quais sempre lutaram, vem a público emitir nota de repúdio à caricatura de autoria de Carlos Latuff, que ridiculariza a disponibilização de forças de regaste pelo Estado de Israel para auxílio na tragédia ocorrida em Brumadinho-MG.

Tão logo foram veiculadas notícias do desastre ocorrido em Brumadinho, centenas de pessoas e organizações passaram a se mobilizar para ajudar as vítimas da tragédia. Dentro deste contexto, o Governo Israelense decidiu enviar ao Brasil a que é considerada, hoje, uma das mais qualificadas forças de resgate do mundo. O mesmo foi feito por Israel em mais de 20 oportunidades. Desde 1985, a Unidade Nacional de Resgate das Forças de Defesa de Israel (FDI) enviou soldados a países como México, Argentina, Chile, Haiti, Japão, Turquia e Nepal, demonstrando auxílio universal aos mais diversos cenários de crise.

Esse tipo de iniciativa deveria ser, sempre, bem-vinda. É tempo de nos unirmos, em prol de um objetivo maior, que é o de salvar o máximo de vidas possível ou, na impossibilidade de salvá-las, localizar os desparecidos e trazê-los aos seus familiares para que descansem em paz.

Israel foi o único país que se movimentou prontamente para ajudar o Brasil neste momento de extrema dificuldade. É lamentável que, ao invés de incentivar a união, indivíduos vejam nesse tipo de tragédia uma oportunidade de propagar o ódio, a ignorância e o preconceito, prestando um verdadeiro desserviço ao povo brasileiro.

A Confederação Israelita do Brasil e suas Federadas defendem e sempre defenderão o direito dos cidadãos a manifestações públicas pacíficas, ainda que contrárias aos interesses de qualquer Estado, incluído o Estado de Israel, pois a livre expressão é o pilar fundamental de uma sociedade democrática.

No entanto, existe um limite até mesmo para aquilo que pode ser satirizado. O direito à sátira não pode violar outros direitos igualmente caros à nossa Constituição, como a dignidade das pessoas. Não se pode, igualmente, utilizar esse meio para propagar inverdades.

Uma tragédia dessa magnitude não deve, sob nenhuma hipótese, ser alvo de escárnio, de menosprezo. As vítimas, seus familiares e entes queridos merecem o nosso mais absoluto e ilibado respeito. De igual modo, merecem a nossa deferência todos aqueles envolvidos nos duros esforços de resgate.

Estaremos sempre vigilantes contra atos que, a pretexto de demonstrar solidariedade a determinados grupos ou pessoas, em nada contribuem para a paz entre os povos e que tem por objeto tão somente propagar a desunião.

Toda a nossa solidariedade ao povo de Brumadinho e nossos votos de força aos times de resgate.

• A CONFEDERAÇÃO ISRAELITA DO BRASIL (CONIB)
  • FIRS – FEDERAÇÃO ISRAELITA DO RIO GRANDE DO SUL
  • ASSOCIAÇÃO ISRAELITA CATARINENSE