Nigun: a música da alma judaica

Nigun: a música da alma judaica

325
0
COMPARTILHAR

No próximo domingo, dia 19 de março às 19:30, a Loja Maçônica David Iampolsky estará promovendo na Sinagoga Beith Yacov, situada na Rua Arthur de Azevedo 1781, Pinheiros, uma apresentação de Nigunim, a Música da Alma Judaica.

A apresentação estará a cargo de Abrão José Kahn acompanhado de grupo de músicos. Abrão é um estudioso do assunto e um grande expoente na área tendo feito inúmeras apresentações levando muita alegria e emoção aos presentes. Imperdível!

Nigun, melodia ou toque de instrumento musical, é apenas a tradução do termo em hebraico da palavra Nigun, mas o significado do Nigun tem tudo a ver com a expressão da música da alma judaica.

A música dentre as artes é a mais misteriosa. Como podem os sons invocar emoções tão fortes, alegrias e tristezas, lembranças de momentos especiais ou dolorosos, paixões passadas e esperanças futuras, patriotismo, ódio, ternura?

A musica fala diretamente ao inconsciente, criando ressonâncias emotivas que são únicas. Existe algo de imponderável na música, um apelo primordial, algo que antecede palavras ou imagens. Quando um grupo de pessoas escuta o mesmo ritmo, as separações entre elas deixam de existir, e um sentimento de união se faz presente.

Esperamos que este evento possa trazer momentos especiais para vocês e que a sua vibração e dos Nigunim possam trazer alegria, tranqüilidade e uma busca contínua de elevação.

nigun