COMPARTILHAR

O aumento de atos violentos contra judeus em 2018, além dos inúmeros incidentes registrados nas últimas semanas, levou o Museu do Holocausto de Curitiba a retomar, pela sexta vez, o curso “História do Antissemitismo no Ocidente”. As aulas, que se iniciam no dia 4 de abril, vão ser realizadas nas quintas-feiras, na sede do Museu. Serão 10 encontros presenciais, no período noturno, das 19h às 20h30. As inscrições estão abertas.

Informações sobre matrículas e mensalidades podem ser obtidas pelo e-mail contato@museudoholocausto.org.br. As aulas serão ministradas na sala de estudos Joel Bergman, localizada no prédio anexo ao Museu, que oferece certificado de conclusão dos cursos emitido pela Associação Casa de Cultura Beit Yaacov. As vagas são limitadas.

ANTISSEMITISMO

Quando e por que surgiram as manifestações de ódio e perseguição aos judeus? Quais as características que esse ódio acumulou durante os últimos séculos? Como a história da civilização ocidental influenciou e foi influenciada pelo Antissemitismo? Com o objetivo de discutir essas e outras questões, o Museu do Holocausto de Curitiba promove novamente, a partir de abril de 2019, o curso “História do Antissemitismo no Ocidente”, com duração de 10 aulas.

O curso, que até 2012 era oferecido pelo Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (Celin-UFPR), passou a ser ofertado desde o ano seguinte na própria sede do Museu. Os encontros serão realizados sempre nas quintas-feiras, de 19h às 20h30, a partir de 4 de abril.

O coordenador-geral da instituição, Carlos Reiss, e o coordenador do departamento de História da instituição, Michel Ehrlich, ministrarão as aulas, que contam com fontes históricas e recursos audiovisuais. Segundo Reiss, são abordadas características históricas, religiosas, sociais, políticas, raciais e econômicas do Antissemitismo. “Fenômenos como o Cristianismo primitivo, as Cruzadas, a Inquisição, a Emancipação, o Sionismo e o Holocausto são trabalhados por uma perspectiva particular, aclarando o ódio e evitando que ele se perpetue no futuro”. Uma visita guiada ao Museu do Holocausto de Curitiba, utilizando o enfoque do curso, também está prevista na grade.

SERVIÇO:
Museu do Holocausto de Curitiba
Local: Rua Cel. Agostinho Macedo 248, Bom Retiro, Curitiba/PR.
Telefones: (41) 3093-7461 / 3093-7462
Curso: “História do Antissemitismo no Ocidente”
Aulas de Abril a Junho de 2019. Quintas-Feiras, de 19h às 20h30, no Museu do Holocausto de Curitiba;
Mais informações pelo e-mail contato@museudoholocausto.org.br
Certificado: Certificado de conclusão dos cursos emitido pela Associação Casa de Cultura Beit Yaacov.

Print Friendly, PDF & Email