COMPARTILHAR

O Festival de Luzes em Jerusalém é uma evento anual único que ilumina a Cidade Velha durante as noites de verão. A atração se caracteriza por usar luzes para transformar todas as formas de arte. A cidade fica repleta de instalações gigantescas, exposições, esculturas, exibições de vídeos, performances ao vivo, shows musicais e muito mais.

Ao longo da rota do festival, o público faz um passeio fascinante pelo patrimônio histórico e arquitetônico da região da Cidade Velha de Jerusalém, a partir do Portão de Jaffa, caminhando ao longo do muro até o Portão de Sião, passando por um bairro judeu e um cristão. Desde 2012, o espetáculo foi estendido para o bairro muçulmano da cidade, localizado em Rehov Hagay, a rua comercial que leva à Cidade Velha a partir do Portão de Damasco.

As luzes iluminam as paredes de pedra, as muralhas e as misteriosas ruelas que ganham cores, formas e movimentos, com ângulos e perspectivas impressionantes. As obras de artistas locais e internacionais podem ser vistas pelos quatro cantos da Cidade Velha, entre tendas de comida e expositores vendendo seus trabalhos. Detalhes sobre as peças expostas ao longo de cada percurso também ficam disponíveis para que os visitantes possam escolher a rota, de acordo com suas preferências.

O Festival teve início a partir de um movimento de consciência da luz e dos seus efeitos na vida da cidade. Este processo inspirou a criatividade de artistas que desenvolveram uma nova percepção para os vários usos da iluminação na esfera urbana. Esta foi a matéria-prima para a arte iluminista.

O projeto tornou-se valioso para a comunidade artística israelense e já faz parte de uma prestigiada lista de festivais de luzes ao redor do mundo. Recebe apoio da Prefeitura de Jerusalém, de orgãos governamentais e da Ariel, empresa municipal que atua no setor de infraestrutura de eletricidade.

Em sua 11ª. edição, o ‘Jerusalem Light Festival’ tem data marcada para 26 de junho a 04 de julho de 2019, com expectativa de receber um número recorde de visitantes, pois está cada vez melhor e com mais brilho. No ano passado, cerca de um quarto de milhão de pessoas passaram pelo show de luzes e arte.

Os turistas e moradores locais podem aproveitar para conhecer todo o circuito com visitas guiadas, em excursões que duram até duas horas e meia. A mostra, sem guia, é aberta a todo tipo de público, gratuitamente.

Site oficial: www.lightinjerusalem.org.il/

Print Friendly, PDF & Email