COMPARTILHAR

Todos os agasalhos arrecadados foram entregues para o BOMPAR – Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto que atende pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.

No último domingo, 16 de junho, não foi diferente. Cerca de 300 jovens da comunidade judaica coloram em prática um dos preceitos do judaísmo: a tzedaká, justiça social. Eles participaram da Mega-Campanha de Arrecadação de Agasalhos no bairro de Higienópolis, promovida pela Área de Juventude da Federação Israelita do Estado de São Paulo, que aconteceu pelo 19º ano consecutivo e que neste ano teve como tema “Nosso superpoder contra o frio é um agasalho novo”.

A Campanha teve início com uma concentração na Praça Vilaboim de onde os participantes saíram para percorrer o bairro, em quatro caminhões e carros de som. Também neste local aconteceu o “Drive Thru da Cidadania”, já tradicional entre os moradores do bairro, que passam pela Praça e “arremessam” seus agasalhos nas caixas de coleta.

Filipe Sabará, presidente executivo do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo participou da abertura da Campanha e destacou a importância do engajamento da juventude judaica. “a comunidade judaica sempre foi parceira do Fundo Social e ficamos muito felizes com essa grande participação. Quando os jovens se engajam, também estimulam os adultos a participarem”.

Há 19 anos essa ação se repete. Os jovens da comunidade judaica acordam cedo para um domingo de solidariedade e saem pelo bairro de Higienópolis para arrecadar agasalhos.

Henry Gherson, assessor executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo, comemorou a arrecadação de 35 mil peças, quase o dobro do ano anterior. “Participo da campanha como voluntário desde que ela começou. Na época com mais ou menos 10 anos. Hoje como organizador é um privilégio ver como um projeto tão importante para a comunidade e para a cidade de São Paulo se mantém, e ver que os jovens seguem engajados com a causa. Não é fácil manter mais de 300 jovens em ação a cada ano, mas é bonito ver as novas gerações preocupadas em ajudar o próximo e fazer o bem para quem precisa”.

“Para nós, membros de tnuot, a campanha do agasalho é absolutamente relevante! Sair pelas ruas realizando tikun olam(reparação do mundo) é, ao mesmo tempo, judaico e jovem! Isso é uma grande ação da Federação Israelita em conjunto com os movimentos juvenis judaicos de São Paulo e nos deixa muito felizes saber que estamos ajudando tantas pessoas!”, destacou o mazkir da Chazit, Bruno Goldstein.

Com apenas 12 anos de idade, os gêmeos Gabriel e Rodrigo Livovschi já sabem o que é solidariedade “é importante fazermos doações, pois tem muita gente que precisa e não tem condições de comprar essas roupas”, disse Rodrigo.

Além da coleta nas ruas, a Federação Israelita também promove a arrecadação em entidades judaicas e estabelecimentos comerciais, que juntos perfazem cerca de 30 postos de coleta. Todos os agasalhos arrecadados foram entregues para o BOMPAR – Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto que atende pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.

A Federação Israelita do Estado de São Paulo é parceira oficial da Campanha do Agasalho junto ao Governo do Estado de São Paulo e a outras empresas do setor privado. A Mega – Campanha de Arrecadação de Agasalhos em Higienópolis também contou com apoio da Unibes e do Conselho Juvenil Judaico Sionista.

fonte: Fisesp

Print Friendly, PDF & Email