COMPARTILHAR

A Assembleia Legislativa de Pernambuco foi tomada por forte emoção nesta terça (11/02), durante a realização da Sessão Solene em homenagem às vítimas do Holocausto. O evento foi uma iniciativa da deputada Priscila Krause, em parceria com a Federação Israelita de Pernambuco e Consulado Geral da República Federal da Alemanha em Recife. A sessão foi presidida pelo deputado João Paulo Lima e Silva.

O acendimento das sete velas contemplou o representante do governador de Pernambuco, Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico de Barros e Silva, a Cônsul Geral da Alemanha, Maria Könning, representantes do Diálogo Inter-religioso, Igualdade Racial e Diversidade, representantes das instituições judaicas de Pernambuco, descendentes de vítimas da Shoá, jovens do movimento juvenil Habonim Dror e do grupo Zehut e a deputada Priscila Krause.

Todos os pronunciamentos mesclaram a serenidade das falas com a inevitável emoção que o momento evocava. Isso foi constatado nas palavras da deputada Priscila, da cônsul Maria Könning e da presidente da Federação Israelita de Pernambuco, Sonia Schechtman Sette.

A cerimônia foi profundamente enriquecida com os vídeos institucionais apresentados, o recital de músicas em Yidiche, pela cantora Geni Katz, acompanhada ao violão por Marcos Tadeu, a mensagem transmitida pelos chaverim do Habonim Dror e a recitação do poema “Cinzas do Holocausto”, pela atriz Roseane Tachlitsky e do El maleh rachamim, por Marcos Gandelsman. Ao final todos puderam apreciar a exposição “Alguns eram Vizinhos”, iniciativa do consulado alemão.

A oportunidade de realizar esse evento em espaço público como a Assembleia Legislativa, casa que deve ser a guardiã da liberdade e da cidadania, possibilitou uma maior amplitude ao evento. Desta forma foi cumprido o papel de manter viva a memória desse trágico capítulo da história e o compromisso de sempre levantarmos nossas vozes em defesa do ideal do respeito, da justiça e da fraternidade humana.

Print Friendly, PDF & Email