COMPARTILHAR

Em 19 de abril de 2019 comemoramos os 76 anos do inicio do Levante do Gueto de Varsovia, que começou na primeira noite de Pessach, a Pascoa Judaica, 19 de abril de 1943.

Em 2019, por uma notavel coincidencia dos calendarios hebraico e gregoriano, caem juntos em 19 de abril a Sexta-feira Santa e a primeira noite de Pessach, quando começou o Levante.

Em 2 de maio cai o Dia da Recordação dos Herois e Martires do Holocausto – Yom haZicaron haShoá vehaGvurá – uma semana antes do Dia da Independencia do Estado de Israel – 9 de maio. Na vespera, 8 de maio, cai o Dia da Recordação dos Soldados das FDI.

Era 4 de abril de 1945. O campo de exterminio de Ohrdruf tornava-se o primeiro a ser libertado pelas tropas norte-americanas. Ohrdruf era um subcampo de Buchenwald e ficava perto da cidade de Gotha, na Alemanha. Já antes de chegarem aos portoes do campo, o cheiro era terrivel, e ao entrarem no campo, os soldados da 4ª Divisão Blindada e da 89ª Divisão de Infantaria do Terceiro Exército dos EUA ficaram chocados com as visoes indescritiveis que nunca mais puderam esquecer.

Os generais de 4 estrelas Dwight D. Eisenhower, George Patton e Omar Bradley vieram especialmente da Belgica para inspecionar o campo de Ohrdruf para testemunharem eles proprios, já que as noticias eram inacreditaveis. Mas lamentavelmente, era verdade.

Print Friendly, PDF & Email