COMPARTILHAR
Ten Yad traz a São Paulo o popstar israelense Gad Elbaz e a “Holocaust Survivor Band”, liderada por sobrevivente do holocausto. Foto: Divulgação.

Cantor pop de música religiosa judaica, famoso em Israel e nos Estados Unidos, fará apresentação ao lado da Holocaust Survivor Band, liderada pelo alegre percussionista e baterista Saul Dreier, com 94 anos, que busca promover a paz por meio da música e da alegria

Uma atração de muito alto astral irá trazer um novo brilho ao show anual do Ten Yad, entidade beneficente israelita que se dedica a combater a fome no Brasil: dividirão o mesmo palco o cantor pop-religioso Gad Elbaz, e Saul Dreier, da Holocaust Survivor Band, “jovem senhor noventão”, que faz da alegria e da música seus instrumentos para difundir a paz. A inusitada mistura de artistas promete levantar a plateia em 13 de agosto, 20 h, no auditório Elis Regina, no Anhembi, em São Paulo, numa programação que prevê desde o rap a canções do folclore polonês.

Elbaz é uma das grandes sensações entre os jovens em Israel e das comunidades judaicas nos Estados Unidos, inclusive por alternar em suas apresentações ritmos diversos, como o pop e o rap. Seus clipes no Youtube bateram a casa dos três milhões de visualizações. Já Saul Dreier, da banda “Holocaust Survivor Band”, tornou-se entusiasta da promoção da paz por meio da divulgação da alegre música klesmer, pertencente ao repertório das comunidades judaicas da Europa Oriental.

Há cinco anos, Saul, agora com 94 anos, passou a se apresentar em várias cidades nos Estados Unidos e em outros países, sempre levando uma mensagem de otimismo, apesar de ter sofrido os horrores do regime nazista. Segundo o artista, a música foi o que o motivou a permanecer vivo nos campos de concentração onde foi encarcerado. Hoje, faz uso de instrumentos de percussão e acordeão para acompanhar suas canções e animar inúmeras plateias. O sucesso da banda – que, às vezes, também se apresenta acompanhada de amigos, filhos e netos – foi tanto que se tornou tema de um documentário do jornal New York Times e foi pauta de reportagens dos canais norte-americanos PBS e CBS.

“Eu queria fazer algo pelas pessoas que estavam comigo nos campos de concentração”, recorda Saul Dreier, em uma entrevista. “Peguei duas colheres, comecei a bater uma na outra e a cantar Hava Nagila. Foi quando todos começaram a cantar me acompanhando”. Para ele, duas coisas eram críticas para a sobrevivência naquele ambiente: música e comida. “Como não havia comida, sobrevivi com música mesmo”, resumiu ele, com bom humor.

Com açúcar e afeto

O show anual da Ten Yad tem como objetivo levantar fundos para a tradicional organização beneficente, que se notabilizou por seu programa de segurança alimentar para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A instituição serve e entrega mais de 2.500 refeições diariamente entre sua sede no Bom Retiro, e ainda no Restaurante Bom Prato do Largo do Glicério, por meio de programas com a Prefeitura da capital e por diversos programas de segurança alimentar. Entrega aos carentes de São Paulo uma comida balanceada, recheada de respeito e afeto. O Ten Yad foi premiado inúmeras vezes por seu papel social de grande relevância.

Serviço:
Show anual Ten Yad
Quando: dia 13 de agosto, às 20 horas
Onde: Auditório Elis Regina, Anhembi
Endereço: Avenida Olavo Fontoura,1209 – Santana
Valor da entrada: A partir de R$ 50
Ingressos disponíveis pelo site: www.tenyad.org.br

Print Friendly, PDF & Email