COMPARTILHAR

Domingo, 10 de dezembro, será um dia especial para a Sinagoga Talmud Thorá e Escolas Gani-Lubavitch: um novo rolo da Torá será entregue pelo casal Elizabete e Marcos Arbaitman, em cerimônia, às 10h, na sinagoga localizada à Rua Talmud Torah, 296, no bairro do Bom Retiro.

Livro sagrado do judaísmo, a Torá tem um texto único, mas a grafia de algumas palavras, no entanto, pode variar sem que o sentido mude, identificando o rito da comunidade que a imprimiu. “O respeito ao nosso rito mostra a preocupação dos doadores em preservar a identidade de cada comunidade”, explica Marcos Arbaitman, ao enfatizar a importância da cerimônia “para que todos se sintam motivados a ganhar uma nova Torá”.

Para Rabino Moti Begun , diretor das Escolas Gani Talmud Thorá e Lubavitch, “a cerimônia de entrega de um novo rolo da Torá para uma sinagoga, chamada de Hachnassat Sefer Tora, é uma ocasião singular e uma festividade muito alegre. É tão especial que neste dia todas as sinagogas da cidade omitem a parte de tachanun (súplicas) da reza”.

“Entre os vários significados desta cerimônia, podemos ressaltar o grande valor individual e a união exemplar que extraímos como lição de um Sefer Torá. Pois se faltar, nem que seja uma pequena parte de uma das 304.805 letras, todo Sefer Torá perde sua validade e valor”, completa.

A festividade de entrega da Sefer Torah contará com apresentação da banda Alpacas e do grupo Zamarim.