COMPARTILHAR
Marcio Pitliuk. Foto: Divulgação

Neste sábado (15) tomará posse como membro da Academia Ituana de Letras o escritor Marcio Pitliuk, um dos maiores especialistas brasileiros no Holocausto dos judeus. A cerimônia será realizada no Museu da Energia (Rua Paula Souza, 669), às 19h30. A sessão solene é aberta ao público.

Atuante no meio intelectual como teatrólogo, cineasta e palestrante, Pitliuk realizou dois longas-metragens e três curtas-metragens sobre o tema, com destaque para “Marcha da Vida” e “Sobrevivi ao Holocausto”. É um dos curadores do Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto (em São Paulo). Publicou 14 livros, com destaque para “Iidiche Mamma Mia” (Ed. Globo, 1996), “O homem que venceu Hitler” (Ed. Guttemberg, 2012) e “Marcha da Vida” (Ed. PitCult, 2009). É o representante brasileiro no Yad Vashem, maior museu do Holocausto no mundo, sediado em Jerusalém. Atualmente vive em Itu.

Pitliuk foi eleito em 23 de fevereiro para a Cadeira nº 04. O escritor fará o elogio ao seu patrono, o Dr. Benedito Lázaro de Campos, e aos primeiros ocupantes, Acadêmicos João Antonio Motta Navarro e Silvia Virginia Czapski. Na ocasião, a Academia Ituana de Letras fará também o lançamento do livro “Obra Poética”, reunião inédita de escritos do Dr. Benedito Lázaro, escritor que atuou de maneira sensível na vida educacional e cultural de Itu.

Os textos, preservados pelo seu filho Dr. Sérgio de Campos, foram editados pela Acadil e serão lançados pelo selo Foxtablet. O apoio cultural vem da Senpar Terras de São José. Também será prestada homenagem póstuma à acadêmica Maria de Lourdes Figueiredo Sioli, fundadora da Acadil, que faleceu no dia 24 de maio.

A Acadil é uma associação de escritores fundada em 1992, que conta com trinta e dois membros que se dedicam à produção literária e estudos sobre a Língua Portuguesa e Literatura em geral.

Print Friendly, PDF & Email