COMPARTILHAR

Evento programado para quarta-feira 25 de abril, a partir das 19h, no Centro Israelita Porto-Alegrense, com sessão de autógrafos

A contribuição dos brasileiros judeus para as FF AA é retratada no documentário “Estrela de David no Cruzeiro do Sul” que será lançado na Capital gaúcha na quarta-feira 25 de abril, a partir das 19h, no Centro Israelita Porto-Alegrense (Rua Henrique Dias 73). O evento contará com a presença de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e do autor Israel Blajberg, falando sobre o tema. Será exibida a versão compacta com 14 minutos, seguindo-se sessão de autógrafos e coquetel.

A produção teve seu lançamento nacional no Forte Copacabana, seguindo-se estréias nas embaixadas do Brasil em Washington, Tel-Aviv e Assunção, sendo uma das 16 selecionadas para exibição no I Festival do Filme Militar de Brasília em 2016, promovido pelo CComSEx (Centro de Comunicação Social do Exército). O trabalho mostra a trajetória dos judeus e cristãos novos desde a chegada de Cabral até as forças de paz, passando pelo Brasil Colônia, Brasil Holandês, Império, Força Expedicionária Brasileira, Guarda Nacional, e demais forças armadas e auxiliares.

O evento é uma realização da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) e do Centro Israelita Porto-Alegrense, com apoio da Associação Nacional dos Veteranos da FEB – Regional Porto Alegre e da Academia de História Militar Terrestre do Brasil.

Sobre Israel Blajberg

Nascido no Rio de Janeiro em 1945, professor da UFRJ e UFF e Engenheiro do BNDES, aposentado em 2015. Tem sido palestrante e autor de livros e artigos sobre História do Brasil, História Militar, História Judaica, Genealogia e Viagens. Diplomado pela ESG e CPOR/RJ, Membro das Ordens do Mérito da Defesa, Naval, Militar e Aeronáutico. É sócio-titular da Academia de História Militar Terrestre do Brasil e do Instituto de Geografia e Historia Militar do Brasil.

Serviço:
Lançamento documentário Estrela de David no Cruzeiro do Sul, com sessão de autógrafos
Data: 25 de abril (quarta-feira) – Horário: 19h
Local: Centro Israelita Porto-Alegrense (Rua Henrique Dias, 73)
Informações à ahimtb.rio@hotmail.com

Print Friendly, PDF & Email