COMPARTILHAR

14º Seminário da Terceira Idade acontece na Unibes Cultural contará com a presença de Célia Parnes, Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

A perspectiva do aumento da longevidade da população requer enfrentar grandes desafios e esse tema já está na pauta da comunidade judaica há muitos anos. Com o tema “Envelhecimento no Século XXI e nossos Desafios”, a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), por meio da Área da Terceira Idade, realiza o 14º Seminário da Terceira Idade, na quarta-feira, 25 de setembro, das 9 às 17h, na Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré).

O evento, que acontece pelo décimo quarto ano consecutivo, visa capacitar e reciclar profissionais e voluntários da área, buscando a continua melhoria dos serviços oferecidos a esta crescente faixa etária, que é grande, e tende a crescer, como mostram todos os organismos de pesquisa nacionais e mundiais.

Na abertura do Seminário, que tem como público alvo profissionais, voluntários idosos, políticos, autoridades públicas e ONG’s que trabalham ou defendem as causas da terceira idade, haverá uma homenagem ao casal Anita e Carlos Schwartz pelos trabalhos desenvolvidos todos esses anos em benefício da comunidade judaica.

O Dr. Thomas Perlaky – Psicanalista e gerontólogo falará sobre “O Tempo e o Envelhecimento” e a Dra. Thais Ioshimoto – Geriatra e Nutróloga, sobre “Qualidade de Vida e Mudanças de Hábitos”. Também serão abordados outros temas como: Se reinventando após os 60; A fisioterapia pélvica na saúde íntima de homens e mulheres; Uma relação delicada: cuidador e o idoso; Intervenção não medicamentosa para aumentar a memória e concentração e Velhices em jogo: as interações sociais fortalecidas a partir dos jogos”.

A realização do 14º Seminário da Terceira Idade é da Federação Israelita do Estado de São Paulo em parceria com a Unibes e apoio da Congregação Israelita Paulista (CIP) e Sociedade Israelita Albert Einstein.

Ingresso solidário – Kit higiene (sabonete, pasta e escova de dentes e fralda geriátrica G ou GG, destinado aos projetos sociais d CIP e Unibes). Informações: pelo telefone: (11) 3088-0111 ou por e-mail: terceiraidade@fisesp.org.br

Confira a programação que contará com a participação de renomados professores, doutores e profissionais

9h00 – Recepção e café de boas vindas

9h30 – Abertura

Saudação da Presidente da Unibes – Denise Antão; do Presidente da Fisesp – Luiz Kignel; do Presidente Executivo da Fisesp, Ricardo Berkiensztat e da Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Célia Parnes e Palavras do Rabino Michel Schlesinger.

10h00 – Homenagem ao casal Anita e Carlos Schwartz pelos trabalhos desenvolvidos todos esses anos em benefício de Nossa Comunidade.

10h30 – Painel – Estamos envelhecendo: e agora?

Dr. Thomas Perlaky – Psicanalista gerontólogo – “O Tempo e o Envelhecimento”
Administrador de Empresas pela MBA na FGVSP, Psicanalista com especialização no trabalho de grupos para líderes e Mestrando em gerontologia na USP. Atualmente atua como psicanalista, desenvolvendo também treinamentos corporativos com vivências de grupo e consolidação de cultura de equipes, bem como consultoria

Dra. Thais Ioshimoto – Geriatra e Nutróloga – “Qualidade de Vida e Mudanças de Hábitos”
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (2002). Tem experiência na área de Geriatria, Clínica Médica e Nutrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: instituições de longa permanência e cuidados paliativos.

12h00 – Almoço

14h00 – Palestras simultâneas

Palestra – Intervenção não medicamentosa para aumentar a memória e concentração
Carolina Codicasa – Universidade São Camilo. Nutricionista Clínica, Health Coach & Palestrante.

Palestra – Velhices em jogo: as interações sociais fortalecidas a partir dos jogos”
Ana Lucia Nakamura – Doutoranda em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP (2015) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Paulista (2008). Atua em centros dias para idosos com jogos diversos e atividades tecnológicas (em videogame, celular e tablet) que visam melhorar aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais dos idosos.

Palestra – A fisioterapia pélvica na saúde íntima de homens e mulheres
Claudia Rosenblatt Hacad – Fisioterapeuta, Mestrado em Ciências da Saúde pela Disciplina de Urologia da Universidade Federal de São Paulo. Especialização em Biofeedback nas Disfunções do Assoalho Pélvico pelo BCIA (Biofeedback Certificate International Alliance – USA) e especializada em Ginecologia pela Faculdade de Medicina da USP. Fisioterapeuta pesquisadora do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Palestra – Uma relação delicada: cuidador e o idoso
Margherita Cassia Mizan – Psicóloga com especialização em Gerontologia pelo Instituto de Estudo e pesquisa do Hospital Albert Einstein e especialização em Teoria Psicanalítica – Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Gerontologia – PUC e Experiência de 14 anos como Supervisora de Eventos para idosos em Instituição de Longa permanência para Idosos Albert Einstein. Atualmente, psicóloga clínica – e Psicogerontologa na empresa – Senior Services Gestão e Treinamento no Cuidado ao Idoso. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Envelhecimento, treinamento em Gerontologia e Gestão de Cuidados a Idoso.

Palestra – “Se reinventando após os 60”
Denise Morante Mazzaferro – gerontóloga e Tete Bandolim. Denise é Mestre em Gerontologia Social na PUC SP, Pós-graduada em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1996) Colaboradora do Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento – Olhe. Sócia diretora da Angatu

16h45 – Avaliação e coffee end

(Programação sujeita a alterações)

Print Friendly, PDF & Email