COMPARTILHAR

A convite do Governo do México, o professor Marcelo Schapo, diretor executivo do KKL Brasil, participou, do “2º Fórum Internacional da Vanguarda na Educação 2019”. que aconteceu entre os dias 26 e 29 de novembro, em Toluca, no México.

O “2º Fórum Internacional da Vanguarda na Educação 2019” foi organizado pelo Governo do Estado do México, através da Secretaria de Educação do Estado, com o apoio da Fundação Internacional Siemens Stiftung e Associação Civil de Inovação no Ensino de Ciências, AC (INNOVEC) e reuniu, além do Brasil e México, especialistas da Alemanha, França, Austrália, Canadá, Chile, Colômbia e Peru, com a presença de mais de 7 mil participantes.

“Foram abordados os principais desafios do século XXI, que deverão ser enfrentados com educação de vanguarda, pois este é o motor do desenvolvimento e bem estar de qualquer sociedade”, declarou o Secretário de Educação, Alejandro Fernández Campillo, na abertura do evento.

Um dos destaques do evento foi a apresentação sobre “Educação Indígena”, de Sofia Irene Cleofas Tapia, chefe do Departamento de Educação Indígena dos Serviços Educacionais Integrados do Estado do México (SEIEM), que trouxe um grande aprendizado de coexistência, em especial neste momento em que ocorre um aumento de preconceito global às minorias.

O Prof. Marcelo Schapo teve a honra de dividir o palco com o Prof. Dr. Mario Antonio Ramirez Barajas, ex-atleta e ex-técnico da seleção mexicana de voleibol, em um Painel onde falaram sobre “Treinamento Desportivo Escolar” para um auditório lotado e atento às suas vivências.

O diretor do KKL Brasil, também foi convidado a ministrar uma palestra para 500 alunos da Universidade Tecnológica de Tecamác, onde falou sobre “Inteligência Artificial e Sustentabilidade”.

“Gostaria de dizer que os jovens que participaram da sua conferência realmente estavam interessados ​​em melhorar a si mesmos no campo da inteligência artificial e relacionados à indústria 4.0. Eles ficaram extremamente motivados com a responsabilidade social que devem ter para cuidar e preservar o meio ambiente e cientes da sua participação em relação às mudanças climáticas. Sua participação contribuiu para aumentar a conscientização com relação ao uso eficiente de energias alternativas e materiais não prejudiciais ao nosso planeta”, destacou Rafael Adolfo Núñez González, reitor da Universidade Tecnológica de Tecámac, em mensagem enviada ao KKL Brasil.

“Agradeço aos amigos do Consulado Geral do México em São Paulo, em especial ao cônsul geral adjunto Sr. Luis Gerardo Hernadez Madrigal e ao subsecretário de Educação, Dr. Guillermo Legorreta Martínez, responsáveis por esta rica experiência onde pude conhecer mais profundamente a cultura e o povo mexicano, bem como os desafios para a melhoria na qualidade da educação. A dedicação dos professores somada ao respeito dos alunos no trato com seus mestres faz muita diferença”, destacou Marcelo Schapo.

Print Friendly, PDF & Email