COMPARTILHAR

O primeiro livro de Michel Schlesinger, rabino da Congregação Israelita Paulista e representante da Confederação Israelita do Brasil para o diálogo inter-religioso, foi lançado no formato de eBook Kindle. O livro digital pode ser adquirido na Amazon, clicando AQUI.

“Este livro parte de uma perspectiva judaica. No entanto, a partir dela, pretende conversar sobre desafios essencialmente humanos e, portanto, universais” – Michel Schlesinger

Diálogos de um rabino é a compilação e edição de prédicas proferidas pelo autor, reflexo da atuação rabínica de Michel Schlesinger durante os seus primeiros doze anos de rabinato junto à Congregação Israelita Paulista (CIP).

Em 38 textos, o rabino traz à tona assuntos que estavam rondando sua congregação naquele momento e, de acordo com o fazer rabínico, dá uma perspectiva pessoal e religiosa para estes acontecimentos. Aborda temas como Deus, questões éticas em nosso mundo, diálogos com os pais, diálogos consigo mesmo e com o outro.

Na obra, se evidenciam os ecos da formação jurídica de Schlesinger na Universidade de São Paulo prévia a seu mestrado no Seminário Rabínico Schechter, em Jerusalém, bem como a formação humanista que constituiu seus estudos rabínicos, imbuída de valores progressistas e inclusivos. O prefácio é de Mario Sergio Cortella.

“Em seu livro, Michel é um rabino em ação. Partindo de questões que nos interpelam, ele as expõe com a suave sabedoria que brota da Palavra de Deus na Escritura Sagrada”. Cardeal Odilo Pedro Scherer – Arcebispo de São Paulo.

Sobre o autor

Michel Schlesinger nasceu na cidade de São Paulo, Brasil. Depois de se graduar em Direito pela Universidade de São Paulo, aos 21 anos, decidiu que seguiria carreira rabínica. Em 2001, iniciou seus estudos no Seminário Rabínico Schechter, em Jerusalém. Após quatro anos, recebeu a ordenação rabínica e também o título de mestre em Talmude e Halachá (Lei Judaica). Em 2005, aos 28 anos de idade, Michel voltou ao Brasil para integrar o rabinato da Congregação Israelita Paulista.

Aprimorou sua formação e desenvolveu atividades também nos Estados Unidos, onde trabalhou em um acampamento judaico, o Camp Ramah de New England, se capacitou para dar apoio a doentes e seus familiares no Jewish Pastoral Care Institute, na cidade de Nova Iorque, e concluiu seus estudos em gestão de sinagogas no Rabbinical Management Institute de Los Angeles.

Hoje, aos 41 anos de idade, Schlesinger, além de atender sua comunidade, é representante da Confederação Israelita do Brasil para o diálogo inter-religioso, encontrando-se regularmente com líderes de outras religiões, como o Papa Francisco. É casado com a antropóloga Juliana Schlesinger e pai da Tamar e da Naomi.

Print Friendly, PDF & Email