COMPARTILHAR

A evolução do mundo ao longo das últimas décadas tem sido extremamente célere e, de repente, elementos que pareciam futuristas e quase impensáveis há algumas décadas ganham forma e tornam-se reais. O mundo digital e a criação das novas tecnologias tem vindo a criar uma realidade ficcionada, digna de muitos filmes de ficção científica das décadas anteriores.

Esta evolução acontece em vários setores e tem propósitos diversos. Embora o lazer seja, talvez, o mais imediato dos elementos que recordamos, é importante saber o papel que estes avanços têm cumprido também ao nível industrial, comercial, educativo e mesmo clínico.

Além dos objetos tecnológicos que já conhecemos e que manipulamos no nosso dia-a-dia, existem outros, atualmente a ser desenvolvidos. Algumas destas descobertas futuristas foram já desveladas e entram na nossa realidade, embora possam parecer ficção científica. Hoje, olharemos algumas das novidades tecnológicas mais importantes do século, que prometem revolucionar a nossa vida e mudar, por completo, o mundo.

1. Internet Móvel 5G

Se tem perguntas sobre o 5G, este é o momento de as colocar. Se o 4G já veio revolucionar a nossa vida e fazer com que conseguíssemos aceder com rapidez à Internet, em qualquer local; a quinta geração de Internet móvel promete fazê-lo de forma ainda mais eficaz. Quando totalmente desenvolvida, a Internet Móvel 5G terá a possibilidade de alterar novamente as formas de comunicação, trazendo alterações estruturais que, por agora, o mundo pode apenas sonhar.

2. Baterias mais sustentáveis

Uma das grandes preocupações do nosso tempo é relativa ao ambiente e ao impacto que a ação humana está a ter sobre o mesmo. Hoje, vários dos produtos que usamos utilizam baterias altamente poluentes. Assim, é natural que a ciência se tenha debruçado sobre as baterias de estado sólido, igualmente eficientes e mais sustentáveis. Estas baterias deixarão de ter os poliméricos, isto é: os eletrólitos em estado líquido (como o lítio); passando a utilizar elétrodos e eletrólitos sólidos. A indústria automóvel é uma das que terá a ganhar com esta alteração, digna de um filme de ficção científica.

3. A Realidade Aumentada

Toda a nossa forma de ver filmes, de jogar jogos e de experimentar sensações poderá ser alterada com a rápida evolução da Realidade Aumentada. Este tipo de tecnologia permitirá a experiência simulada de várias situações, vindo aumentar ainda mais a percepção realista de simuladores e filmes 3D. Os usos deste tipo de tecnologia no futuro serão, certamente, diversos. Além dos propósitos evidentes e lúdicos, esta ferramenta poderá ser imbatível no treinamento de profissionais como pilotos ou cirurgiões. 

4. Impressoras 3D 

A robótica, a engenharia mecânica e até o setor da saúde estão prestes a ser revolucionados com a introdução de mais e melhores impressoras 3D.
Esta tecnologia não é nova mas tem vindo a ser trabalhada e o seu uso tenderá, ao longo desta evolução, a ser cada vez menos residual. Na Medicina fala-se já da possibilidade de imprimir, com estas impressoras 3D, órgãos para transplante: uma realidade que, há uma década atrás, parecia impossível.

Print Friendly, PDF & Email