COMPARTILHAR

noticias

ANO NOVO JUDAICO E RECITAL DE CHAZANIM
Na noite de 13 de setembro p.f. inicia-se a celebração do Ano Novo Judaico de 5776 (ROSH HASHANA). O Círculo Macabi e a Sinagoga do Brás convidam para as preces que serão oficiadas pelo chazan Abraham Szmirewicz, de Buenos Aires, na sede do Círculo Macabi, à Av. Angélica, 634. No domingo, 20 de setembro, às 19h30min, será realizado o 22º RECITAL DE CHAZANIM (Cantores Litúrgicos), com a participação de oficiantes das preces em diversas Sinagogas e a Orquestra de Cordas Laetare, regida por Muriel Waldman. As reservas podem ser feitas pelos telefones 23085495, 22042111, 995217414 (Veronica) ou 965794643 (Julia) ou sprisz@gmail.com. Votos calorosos de Feliz Ano 5776, com saúde, harmonia e ótimas realizações.

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO
Estão abertas as inscrições de artigos para o número do segundo semestre da revista (WebMosaica v.7 n.2 julho-dezembro 2015) até 20 de outubro de 2015, tendo como Dossiê o tema Inquisição e Holocausto na literatura e história judaicas. Também são aceitos artigos sobre outras temáticas, textos para a seção Memória e resenhas. O prazo para envio de artigos é 20 de outubro de 2015.
www.seer.ufrgs.br/webmosaica – email: webmosaica@hotmail.com

ACONTECEU MAIS UM BAZAR GUISHEFT
No último domingo (30/8), o Grupo Guisheft – com apoio da Dezz Design – realizou o 13º Bazar Guisheft, edição de Rosh Hashaná (ano novo judaico). Todo bazar é promovido pelo mesmo grupo, sempre próximo a datas de festas judaicas. O bazar, que durou cerca de oito horas, reuniu cerca de 600 pessoas da comunidade judaica e não-judaica. O objetivo do bazar é estimular a economia local, o empreendedorismo, divulgar os produtos vendidos pela comunidade e ainda promover um encontro saudável entre os membros. Participaram do evento 27 expositores, com estandes de diversos produtos como roupas, sapatos, chocolates kasher, acessórios eletrônicos, produtos infantis e semi-jóias. (por Nara Pinski – Shemá Agência de Notícias)

APLICATIVO ISRAELENSE FAZ SUCESSO NAS UNIVERSIDADES DOS EUA
Cerca de 90% dos estudantes norte-americanos e canadenses estão usando um aplicativo israelense nas universidades, para pedir comida nos restaurantes dos campi. Já e utilizado em cem universidades dos EUA e Canadá.

DRONE ISRAELENSE PARA TODOS
Flytrex Sky é o drone que promete facilitar a vida de muitos. Poderá conduzir sanduíches, chaves ou remédios de até um quilo. Tem alcance de 10 quilômetros e autonomia de 32 minutos. Poderá ser orientado pelo remetente e pelo destinatário.

MAIS ANTIGA VERSÃO COMPLETA DOS EVANGELHOS SERÁ EXPOSTA A PARTIR DE OUTURO NO MUSEU BRITÂNICO EM LONDRES
A exposição Egypt: Faith after the pharaohs mostrará o Codex Sinaiticus, um manuscrito do século IV que contém a Septuaginta e os Evangelhos em grego. O texto contém milhares de anotações e correções acrescentadas até o século XII. Partes dos manuscritos estavam em quatro instituições diferentes até serem reunidas no século XIX. A exposição mostrará também a Bíblia Gaster, uma Torá do século IX do Egito, que contém um dos textos iluminados hebraicos mais antigos, e um Corão. Serão expostos ainda fragmentos de documentos da Guenizá do Cairo contendo textos em hebraico, judeu-árabe, árabe e aramaico relacionados à vida judaica no Cairo durante a Idade Média. O Museu Britânico informa que a exposição mostrará como comunidades cristãs, muçulmanas e judaicas reinterpretaram o passado faraônico do Egito e interagiram durante 1.200 anos.

NEM TODO PROFESSOR ABOMINA A WIKIPEDIA
Ao invés de provas, a Profa. Sharon Gueva, da Faculdade do Seminar Hakibutsim instituiu um programa em que seus alunos de história devem escrever itens para a Wikipedia. Cada item pesquisa a vida e obra de uma israelense dentro do projeto Fazendo mulheres voltar à história. Mulheres que fizeram a história de Israel e cujo nome já foi esquecido voltam, desta forma, a ser estudadas por seu papel no fazer israelense. Na primeira etapa foram levantadas as biografias de 65 mulheres. Alunos da Profa. Gueva na Universidade de Tel Aviv engrossarão o projeto. Numa próxima etapa serão levantados nomes de mulheres de origem oriental [mizrachiot].

ESCOLA DE MODA BEM QUALIFICADA
O website britânico de negócios de moda qualificou a escola israelense Shenkar [Shenkar College of Engineering, Design and Art], no 11º. lugar no ranking de escolas de moda. 83% dos seus alunos são empregados no prazo de seis meses após conclusão dos cursos. Noa Raviv, uma das formandas, apresentou como trabalho de encerramento de curso toda uma coleção desenhada com ajuda de impressora em 3-D.

SUCESSO CONTÍNUO DE LIVRO DE NOAH GORDON
O físico, livro escrito há 28 anos por Noah Gordon, continua a carreira de sucesso. Vendeu 10 milhões de exemplares em diversas línguas, transformou-se em filme de sucesso e agora se tornará um musical na Alemanha e, posteriormente, também na Broadway. Cogita-se igualmente de fazer um segundo filme dando continuidade ao anterior. Gordon, de 89 anos, é também autor de Xamã, A Escolha da Drª Cole e O rabino, entre outros.

EINSTEIN PROMOVE PALESTRA GRATUITA SOBRE CÂNCER
Na terça-feira (8), o Hospital Israelita Albert Einstein disponibiliza palestra gratuita sobre “Câncer: prevenção é o melhor caminho”, no auditório Kleinberger. Os especialistas da área irão discutir a “Bioética e os direitos dos pacientes oncológicos”. O presidente da Comissão de Bioética do HIAE, Dr. Henrique Grunspun apresentará a palestra juntamente com a equipe multiprofissional do Centro de Oncologia Einstein, e terá como convidado especial o Dr. Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador do Centro de Bioética e Conselheiro do CREMESP. Data: 8 de setembro – Horário: 18h00 às 19h00 – Local: Auditório Kleinberger, 3° andar, bloco D – Av. Albert Einstein, 627-701 – Morumbi – Informações: 11 99749-8603

FILME ISRAELENSE ENTRARÁ EM CARTAZ – S. PAULO
A festa de despedida [Mitá tová] – Um grupo de amigos em uma casa de repouso em Jerusalém constrói uma máquina de auto-eutanásia, a fim de ajudar um amigo em estado terminal. Quando os rumores sobre a máquina começam a se espalhar, mais e mais pessoas começam a se interessar pela ideia de partir dessa para uma melhor, e o grupo de amigos se questionam se o que estão fazendo é a coisa certa.

A MORTE DO CAIXEIRO VIAJANTE EM ÍDICHE
A famosa peça de Arthur Miller entrará em cartaz no Castillo Theater [543 West 42nd Street]de Nova York em 8 de outubro e a temporada se estenderá até 22 de novembro. Ingressos http://www.castillo.org/salesman-2015/ . A tradução para o ídiche por Joseph Bullof foi feita há 60 anos quando a peça original estreou na Broadway.

AINDA DÁ TEMPO – FESTIVAL DE TEATRO ÍDICHE EM ITHACA
O programa de estudos judaicos da Universidade Cornell, em conjunto com o Novo Teatro de Repertório Ídiche [que também promove o espetáculo mencionado acima] e o Cornell College estão promovendo esta semana um festival de teatro ídiche. Amanhã será exibido o filme Yidishe glikn com o ator russo Shloime Michoels. O filme é de 1925 e tem por base contos de Sholem Aleichem. Em seguida será apresentada a peça Yossl Rakover redt mit Got [Yossl Rakover fala com Deus]. Na quarta será a vez da peça Der essentz: a dim-sum fun yidishn teater. Na quinta será a vez de Vartndik oif Godot, de Becket.

CURSOS DE ÍDICHE E CULTURA ÍDICHE PELA INTERNET
Começam no dia 14 de outubro e vão até o final de dezembro os cursos promovidos pelo Arbeter-Ring de Nova York. Informações 212-889-6800, ramal 80 ou https://circle.org/what-we-do/yiddish-language/fall-2015-yiddish-in-person-class-descriptions/.

CURSOS DE ÍDICHE E DE CULTURA ÍDICHE TAMBÉM EM PARIS
Têm início em 28 de setembro os cursos promovidos pela Biblioteca Medem. Dentre os temas, humor judaico e Bashevis Singer. Informações http://yiddishweb.com/

MAIS CURSOS DE ÍDICHE E OUTROS TEMAS NO MEDEM TSENTER – ARBETER RING DE PARIS
Também no dia 28 de setembro têm início os cursos promovidos pelo Medem Tsenter – Arbeter Ring [entidade que não deve ser confundida com as mencionadas acima]. As atividades são patrocinadas igualmente pelo Tsenter far Yidishe Shprachn um Kultur. Além do ídiche e temas ligados a esta cultura, há cursos de hebraico, ladino e árabe-judaico. Informações www.centre-medem.org

SEXO E PERETZ EM ÍDICHE
O periódico francês em língua ídiche, Tam-Tam, chega ao centésimo número. Ele é difundido pela internet e vendido também como assinatura impressa, com leitores em muitos países, inclusive no Japão. Celebrando seu centésimo número, além de celebrar o centenário da morte do escritor ídiche I. L. Peretz, decidiram adentrar em temas que raramente foram ou são abordados em ídiche: sexo. A abordagem de sexo em ídiche é tão rara a ponto de se pensar que isto nunca é tratado nesta língua. Além de matérias sobre o assunto, foram incluídos textos de Peretz em que o escritor, por raras vezes, traz temática relacionada a vida sexual. A celebração do centésimo número será em 7 de novembro às 15:30

COMEMORAÇÃO COM MÚSICA NA ASSOCIAÇÃO SCHOLEM ALEICHEM DO RIO
Encerrando a comemoração pelo 100º aniversário da BIBSA – Biblioteca Israelita Brasileira Scholem Aleichem e o 51º aniversário da ASA – Associação Scholem Aleichem de Cultura e Recreação, exibiremos o documentá-rio Rejoice: Songs and dances for the soul. Gravado em 2014 em New York, é um concerto com o violinista Itzhak Perlman e o hazan Yitzchak Meir Helfgot, com músicas litúrgicas e do cancioneiro klezmer. São acompanhados pelo The Klezmer Conservatory Band e pela The Rejoice Chamber Orchestra (regente: Russel Ger). Serão homenageados ex-presidentes e ativistas das duas instituições, que, ao longo dos anos, ajudaram a construir o polo judaico progressista no Rio de Janeiro. Dia 12 de setembro, sábado, às 19 horas, na sala de vídeo (rua São Clemente, 155). Entrada franca.

FILME VAI APRESENTAR COMPOSIÇÕES MUSICAIS CRIADAS POR VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO
O diretor de cinema Alexandre Valenti e o maestro Francesco Lotoro, ambos da Itália, estiveram no Brasil para filmar cenas de “O Maestro”, que deverá ser lançado em fevereiro de 2016. A proposta é reunir o maior número de composições musicais criadas por vítimas do Holocausto nos campos de concentração. O filme – uma parceria entre a França, Itália e Brasil – contará com a apresentação da música composta por Bela Lustman, sobrevivente que mora no Rio de Janeiro, que foi prisioneira de um campo de trabalho na Tchecoslováquia, e depoimento da professora Silvia Rosa Nossek Lerner, na qualidade de historiadora especializada em estudos sobre o Holocausto, e pesquisadora sobre o tema “A produção musical dos judeus durante o Holocausto”. [FONTE: BOLETIM ALEF]

SIMPÓSIO INTERNACIONAL 70 ANOS DO FIM DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Já está disponível a programação do Simpósio Internacional 70 Anos do Fim da Segunda Guerra Mundial, evento que será realizado pelo Departamento de História da FFLCH /USP, de 10 a 12 de novembro de 2015. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site www.segundaguerramundial.fflch.usp.br – Serão emitidos certificados de frequência.

com informações de Nancy Rozenchan

Print Friendly, PDF & Email