COMPARTILHAR

Alertado pela Conib e pela Fisesp sobre texto altamente tendencioso contra Israel em uma apostila de geografia, o cursinho Intergraus enviou mensagem à Conib, em que agradece o esclarecimento pelos problemas no texto.

Na apostila, o cursinho pede aos alunos que avaliem trecho de um livro do historiador Isaac Akcelrud, escrito em 1984. O autor afirma que em Israel, após a Guerra dos Seis Dias, “cresce o tumor fascista (…) que desemboca num racismo tipo apartheid”. O trecho em questão ignora o contexto, os antecedentes e os desdobramentos da Guerra dos Seis Dias. Além disso, como o cursinho escolheu um texto de 33 anos atrás, omite acontecimentos posteriores que são fundamentais para a compreensão da história do conflito.

“Acredito que esse conteúdo enviado pela Conib/Fisesp irá nos ajudar imensamente na revisão do material”, afirmou o coordenador Jorge Eduardo Veiga Ovando. “A direção já havia solicitado esse trabalho para as próximas edições – a partir de um alerta dado por um de nossos alunos – mas já encaminhei seu e-mail para eles tomarem conhecimento e para a Coordenadoria de História e Geografia também”.

via Fisesp


Also published on Medium.