COMPARTILHAR

Criador de terapia não invasiva e sem efeitos colaterais para o câncer de próstata faz palestra aberta ao público nesta segunda-feira (25/03)

O professor Avigdor Scherz, do Instituto Weizmann de Ciências, um dos responsáveis por desenvolver uma inovadora terapia não invasiva e sem efeitos colaterais para o câncer de próstata em estágio inicial, faz palestra aberta ao público, com o tema “Uma luz para salvar a vida”, nesta segunda-feira, 25 de março, às 20h, na Congregação Israelita (Rua Antonio Carlos, 653 – Consolação).

Baseada em 20 anos de pesquisas, a Terapia Fotodinâmica Vascular Dirigida (VTP) com o TOOKAD®, demostrou curar câncer de próstata em estádios iniciais e está sendo pesquisada para o câncer de pâncreas, entre outras doenças.

A terapia foi aprovada em Israel, Europa e México. No Brasil ainda está sendo aguardada a aprovação pela Anvisa.

O medicamento sintetizado a partir da bacterioclorofila, pigmento fotossintético de certas bactérias aquáticas que obtêm energia da luz solar, é ativado pela iluminação com laser, e os pacientes são liberados poucas horas após o procedimento ambulatorial, que tem duração aproximada de 90 minutos.

O Prof. Scherz recebeu numerosos prêmios e é codetentor de 15 patentes que aportaram a base para transferência de tecnologia e estabelecimento de várias Start-ups. Ele estudou na Universidade Hebraica de Jerusalém BSc, MSc e PhD em física, química e biofísica respectivamente. Fez seu pós-doutorado nos Estados Unidos. Está no Instituto Weizmann de Ciências desde o ano de 1983.

Print Friendly, PDF & Email