COMPARTILHAR

Para muitos, a ideia de manufatura traz imagens de um mundo em que a indústria pesada dominou economias nacionais antes da última revolução industrial mexer com tudo. Entretanto, desde a Revolução Industrial, a manufatura e a tecnologia deram as mãos. Isto é verdade particularmente para a Industria 4.0 – o alavancamento de tecnologias, ferramentas e práticas de ponta para construir produtos de alta e mesmo de baixa tecnologia – que faz empresas serem mais eficientes e aumenta a produtividade.

A base econômica e produtiva de Israel é muito pequena para competir com aquelas da China e da Índia quando se fala em fabricação em massa. Ainda recentemente, Israel foi uma peça do crescimento global de manufatura avançada, impulsionado pela excelência das startups nacionais em alta tecnologia e P&D. O país se distinguiu no setor de alta tecnologia, incluindo big data e nuvem; sistemas de sensor e poderosos processadores avançados; tecnologias de fabricação aditiva difundidas; robótica industrial, com custos decrescentes e habilidades em rápido crescimento; e tecnologia da informação, permitindo novos modelos de colaboração.

De sua robusta indústria de defesa até seus centros de P&D estabelecidos por empresas como a HP, a Applied Materials, a Intel, e a Teva Pharmaceutical (NYSE: TEVA), o vibrante ecossistema israelense de pesquisa e desenvolvimento alimentou a fabricação avançada no espaço da alta tecnologia. O setor israelense de Internet das Coisas (IoT), líder mundial, serve como exemplo primário, dando lugar à próxima geração de inovação industrial.

Contudo, não só a alta tecnologia se beneficia: Israel se tornou pioneiro na integração de soluções sofisticadas para fabricação em indústrias de baixa tecnologia, inclusive através de um programa da Autoridade de Inovação Israelense que subsidia empresas de baixa tecnologia, de cerâmicas a têxteis e plásticos, implementando processos inovadores.

Como Israel está levando a manufatura avançada para a tradicional fabricação de baixa tecnologia? Casos de sucesso:

  • Adquirida pela Avery Dennison em 2017, a Hanita Coatings desenvolveu produtos avançados para as indústrias de rotulagem, impressão, eletrodomésticos e vidro por mais de 30 anos usando maquinário de tecnologia relativamente baixa. Recentemente, a empresa integrou tecnologia avançada e se voltou para a tecnologia limpa, tendo desenvolvido soluções que incluem películas de controle solar para janelas a fim de reduzir o gasto com energia no resfriamento, assim como melhorias e proteções para isolamento térmico e eletrodomésticos eficientes em ralação à energia.
  • Fundada em 1991, a Cabiran Investments Casting Solutions tem sede em Kibbutz Cabri no Oeste da Galileia. Usando sofisticados processos dirigidos por tecnologia e projetados para atingir eficiência e qualidade máximas, a Cabiran fabrica peças para empresas aeroespaciais israelenses e internacionais líderes, incluindo bombas e pontas de asas para a Honeywell International.
  • Com capital aberto na bolsa de valores de Tel Aviv, a Raval (TASE: RVL) desenvolve avançadas soluções de controle de fluxo a baixos preços para a indústria automotiva global. Sua principal atividade é a produção avançada de sistemas de ventilação, com soluções integradas para gasolina, diesel e sistemas de biocombustível. Os sistemas são projetados para maximizar o desempenho enquanto minimizam custos e emissões de carbono.

Com vistas a incentivar e inovação e a criação de startups em todo o país, o Ministério da Economia e Indústria recentemente anunciou uma iniciativa que forneceria fundos do governo de até 20 a 30 por cento e uma taxa de crédito de 7,5 por cento para empresas novas e já estabelecidas que fundarem instalações de fabricação avançada em campos como energia renovável, nanotecnologia e IoT. O programa de incentivo visa o desenvolvimento da periferia geográfica e econômica de Israel.

Seja através de indústrias emergentes como IoT, a fabricação de materiais de construção ou projeto e produção dos mais novos semicondutores, Israel consistentemente mostrou um comprometimento com a permanência na linha de frente de soluções de fabricação avançada, impulsionando a economia israelense a novos patamares – com benefícios para o mundo todo.

fonte: Israel Trade and Investment Brazil

Print Friendly, PDF & Email