COMPARTILHAR

Se ter uma atitude sustentável parece algo desafiador, saiba que é possível contar com a tecnologia para causar um impacto positivo no planeta. Veja como!

Quando especialistas apresentam previsões para o futuro, geralmente elas não são positivas no aspecto ambiental. Porém, todos concordam que é possível reverter o quadro e garantir que as próximas gerações vivam em um planeta saudável, com aproveitamento máximo dos recursos. Para que isso aconteça, temos que operar mudanças desde já e a tecnologia é uma aliada importante para atingir o objetivo. Veja como a tecnologia pode trabalhar a favor da sustentabilidade e nos ajudar a termos mais consciência ambiental.

Mas antes, é preciso esclarecer que quando falamos em tecnologia, não se trata de satélites ultra modernos ou recursos distantes de nosso alcance. Na verdade, mudanças simples de hábitos são capazes de causar grande impacto. E se você não sabe por onde começar, saiba que seu smartphone tem as respostas: os sites e aplicativos são ótimos suportes para uma vida mais sustentável.

Aplicativos que ajudam na sustentabilidade

Todos nós já ouvimos falar sobre a importância de fechar a torneira enquanto escova os dentes, diminuir o tempo no chuveiro, fazer um consumo consciente, entre outras atitudes. Mas na hora de colocar essas práticas em ação, muitas vezes encontramos dificuldades ou até esquecemos. Por isso, elaboramos uma seleção de sites e apps que vão facilitar a sua vida e te mostrar que ter um comportamento socialmente responsável é simples! Confira:

App Sai desse banho

Entrar no chuveiro para você significa esquecer do relógio? Pois o app “Sai desse banho” tem a proposta de ajudar a diminuir o tempo de gasto de água. Até porque, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 5 minutos é a duração adequada para tomar banho. No aplicativo, é possível definir o tempo embaixo do chuveiro e receber alerta sonoro avisando que está na hora de sair. Outro aspecto interessante do aplicativo é que ele apresenta quanto você gastou de água em cada banho e o quanto economizou por estar sendo mais consciente. Se só a sustentabilidade não é motivação o suficiente, lembre-se que diminuindo seu banho, a conta de água e de luz também diminuem.

Site Porta Folhetos

Você já parou para se questionar o quanto se gasta em folhas de papel para imprimir folhetos de supermercado? Por exemplo, Walmart folheto de ofertas, que toda semana é atualizado com as novas promoções. O que é feito com esses papéis e aqueles que não foram entregues aos consumidores? O que você faz quando acaba de ler o folheto?

Pensando nessas questões, o site Porta Folhetos desenvolveu uma proposta nova. Ao acessar a plataforma, você encontra os folhetos dos principais mercados e lojas, até mesmo de ofertas especiais como promoção Guanabara. Assim, se o público adotar o comportamento à longo prazo, as impressões não serão mais necessárias. Lembre-se que uma árvore “adulta” produz em torno de 80 folhas de papel A4. Quantas árvores já foram utilizadas em panfletos de curta duração? Na próxima vez que você passar pelo mercado, não pegue o panfleto. Acesse o site para ver as ofertas da semana!

App Rota da Reciclagem

Nem todas as cidades do Brasil contam com o serviço público de coleta de materiais recicláveis. Nesse aplicativo, o usuário consegue encontrar cooperativas, pontos de coleta e empresas que compram recicláveis próximos ao seu endereço. Além disso, o app também dá dicas práticas para que você consiga separar o lixo e onde descartar certos itens da forma correta. Imagino o quanto será possível reduzir o lixo gerado em sua casa, que costuma ser levado para aterros sanitários. Com a reciclagem, até a economia é impactada.

Sites de usados

Adquirir roupas, acessórios e até livros usados é uma ótima forma de economizar e ainda ser sustentável. Existem diversos sites na internet que permitem a compra e venda de produtos usados, desde aqueles especializados em peças de roupas, até plataformas que reúnem sebos de todo o Brasil. Nesses espaços, itens seminovos podem ser adquiridos pagando bem menos que o valor de mercado. Economizar é bastante interessante, mas nesse processo de comprar algo que já foi usado você também está sendo sustentável: toda a comunidade e a economia continuam em movimento, enquanto a produção de mais e mais itens é evitada.

Tecnologia x Sustentabilidade

Muita gente tem a impressão de que a tecnologia e a sustentabilidade não andam juntas. E isso até tem explicação: para produzir tecnologia também gastamos. Entretanto, nada impede que a gente tire proveito disso para termos melhores atitudes. Se a expectativa de vida do brasileiro se confirmar, ainda temos muitos anos pela frente nesse planeta, e ele precisa ser bem muito bem cuidado.

Print Friendly, PDF & Email