COMPARTILHAR

No dia 27 de maio será realizada a Mostra de Dança Dorot no Colégio Renascença.

O evento acontece das 15h00 às 16h00 e participarão das apresentações os alunos de danças da escola, desde o Infantil 4 até a 3ª série do EM, além do grupo de pais e ex-alunos do Colégio, totalizando um número aproximado de 150 dançarinos. A entrada é um agasalho em bom estado que será doado para a Campanha do Agasalho 2018. O tema da Mostra deste ano é 70 anos de Israel e as coreografias foram inspiradas na comemoração.

No Renascença o movimento de danças israelenses é chamado de Dorot que, em hebraico, significa “gerações”. Os grupos, formados de acordo com a faixa etária dos dançarinos, participam de diversos eventos ao longo do ano: mostras de danças na escola e em outras instituições, apresentações em entidades filantrópicas, festivais em São Paulo e outros Estados, atividades de integração dos dançarinos e o grande show de encerramento do ano letivo.

A dança

A dança folclórica em Israel surgiu como uma fusão entre os estilos de dança étnica judaica e não-judaica de diversas partes do mundo. Enquanto em outros países a dança folclórica é estimulada para preservar velhas tradições, em Israel é uma arte recém-desenvolvida que se tornou independente baseando-se em fontes históricas modernas.

Durante séculos foi um estilo de dança restrito as comunidades judaicas. Com a criação do estado de Israel em 1948 e o espantoso crescimento de turismo para a região, história e folclore do povo, música e dança se expandiram. Por ser bonita, alegre, fácil de aprender e bastante descontraída, passou a despertar o interesse de bailarinos e pessoas que não fazem parte da comunidade.

A comunidade judaica em geral dança em todas as ocasiões possíveis como nas festas de casamento, Bat e Bar-Mitzvas e festas temáticas comemorativas.

MOSTRA DE DANÇA DOROT
Data: 27 de maio
Horário: 15h00 às 16h00
Local: Ginásio Poliesportivo
Entrada: um agasalho em bom estado

Print Friendly, PDF & Email

Also published on Medium.