Início AGENDA DE EVENTOS

AGENDA DE EVENTOS

mar
8
qui
Homenagem no Dia Internacional da Mulher @Colégio Renascença
mar 8@19:30 – 21:30

Na’amat Pioneiras homenageará a Embaixadora Débora Vainer Barenboim-Salej no Dia Internacional da Mulher

A Na’amat Pioneiras Brasil e a Na’amat Pioneiras São Paulo realizam, no dia 08 de março, às 19h30, no Teatro do Colégio Renascença, evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com homenagem a Embaixadora Débora Vainer Barenboim-Salej.

Licenciada em Letras pela Universidade Sorbonne Nouvelle de Paris Débora Vainer Barenboim-Salej iniciou a carreira diplomática em 1981 e é chefe do Escritório de Representação do Itamaraty em São Paulo (Eresp).

Com extensa trajetória diplomática, Débora serviu nas Embaixadas de Washington, Paris, Viena, México, Porto-Príncipe e Libreville e foi Embaixadora em Liubliana e Cônsul-Geral na Cidade do Cabo. No Ministério das Relações Exteriores, transitou nas áreas política, econômica e comercial e foi professora do Instituto Rio Branco. Também trabalhou no Ministério do Meio Ambiente e da Amazônia Legal, Ministério da Fazenda, Senado Federal, e Ministério do Turismo.

Debora é casada com Stefan Bogdan Salej, tem duas filhas e cinco netos. Seu avô, Moises Vainer, foi diretor do Colégio Renascença de 1924 a 1956.

O evento marca o início das comemorações dos 70 anos da Na’amat Pioneiras Brasil.

Serviço:
Evento: Na’amat Pioneiras homenageia a Embaixadora Débora Vainer Barenboim-Salej no Dia Internacional da Mulher
Data: 08 de março de 2018
Horário: 19h30
Local: Teatro / Sinagoga do Colégio Renascença – R. Inhaúma, 315 – Várzea da Barra Funda – Estacionamento no local
Evento gratuito mediante confirmação pelo email: brasil@naamat.org.br ou fone: 11 3662.0470
Estacionamento no local

dez
5
qua
Palestra de Lili Moritz Schwarcz na Shalom @Shalom
dez 5@19:30 – 21:30
ago
18
dom
Memória Paulistana
ago 18@11:00 – 13:00
jun
25
qui
Psicanalista Christian Dunker discute as emoções na quarentena
jun 25@16:28 – 17:28

O professor da USP falará sobre como lidar com os sentimentos durante o distanciamento social na Live promovida pelo Colégio Renascença

O psicanalista Christian Dunker, professor titular em psicanálise e psicopatologia do Instituto de Psicologia da USP, participará de uma conversa online promovida pelo Colégio Renascença na próxima quinta-feira (25), no Instagram da instituição, sobre relações e emoções durante a quarentena. O autor de diversas obras, como a recente “A arte da quarentena para principiantes”, compartilhará algumas reflexões sobre como lidar com os sentimentos durante o distanciamento social.

A conversa será mediada pelo educador e diretor do Colégio, Professor João Carlos Martins. O encontro abordará as reações e sentimentos desencadeados pela preocupação e o desgaste mental que o excesso de informações sobre os perigos da Covid-19 proporciona durante este período de isolamento social e também no pós-pandemia.

A transmissão da conversa acontecerá ao vivo nesta quinta-feira (25), às 17h, no Instagram do Colégio Renascença (@renascencacolegio) para todos os seguidores. Para conferir mais detalhes, acesse o site: www.renascenca.br

jul
5
dom
A discriminação no Brasil
jul 5@17:00 – 19:00
jul
7
ter
Dilemas Éticos: Combate ao Racismo
jul 7@19:00 – 21:00
maio
5
qua
Live com profissionais da saúde @on-line
maio 5@20:00
set
23
qui
Debate Casta @on-line
set 23@18:30

A luta antirracista é um tema urgente e universal que atravessa a pauta do Instituto Brasil-Israel e remete a um diálogo entre judeus e negros que encontra raízes históricas.

Realizada em parceria com a editora Zahar, a mesa “Casta: um novo conceito para a compreensão e o combate ao racismo?” reúne a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz e o advogado e professor Thiago Amparo para uma conversa sobre as principais ideias presentes no livro “Casta: as origens de nosso mal-estar”, de Isabel Wilkerson, que desnuda pontos de contato entre a escravidão norte-americana, o nazismo alemão e o sistema indiano, e como essas hierarquias rígidas e arbitrárias dividem grupos sociais ainda hoje.

O evento será transmitido ao vivo hoje, dia 23/09, 18h30, nas páginas do IBI no YouTube e Facebook.

PARTICIPANTES

Lilia Schwarcz, professora titular no Departamento de Antropologia da USP e Global Scholar na Universidade de Princeton. É autora de, entre outros livros, O espetáculo das raças (1993), As barbas do imperador (1998, prêmio Jabuti de Livro do Ano), Brasil: uma Biografia (com Heloisa Starling, 2015) e Lima Barreto: Triste visionário (2017, prêmio Jabuti de Biografia).

Thiago Amparo, advogado, professor de direito internacional e direitos humanos na FGV Direito SP. Doutor pela Central European University (Budapeste).

Michel Gherman, professor de História na Universidade Federal Fluminense, coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ, pesquisador da Ben Gurion University e assessor acadêmico do Instituto Brasil-Israel.

out
13
qua
É possível prevenir as discriminações? @online
out 13@17:30

É hoje! No evento “É possível prevenir as discriminações?” desta quarta-feira, às 17:30, promovido pelo IBI, cada especialista aborda a prevenção contra a discriminação e o preconceito em diferentes linhas de pesquisa.

Fabio Silva, advogado e um dos fundadores da escola jovem LGBT, tem como foco de seu trabalho a prevenção da discriminação contra a população LGBTQIA+.

Bianca Bastos, mestranda em história social da cultura, discute a prevenção contra o racismo e o antissemitismo.

Telmo Kiguel, psiquiatra e coordenador do Projeto Discriminação da Associação de Psiquiatria do RGS, pesquisa sobre as discriminações de forma geral e como elas se relacionam com a possibilidade de patologização do sujeito que discrimina minorias sociais.

Mediação: Desirée Puosso.

Todos estarão ao vivo nos perfis do IBI no YouTube e no Facebook.

fev
13
dom
A intolerância e o discurso de ódio
fev 13@18:00