Início AGENDA DE EVENTOS

AGENDA DE EVENTOS

out
24
qui
Definindo Israel: Geopolítica e Identidades Múltiplas @Unibes Cultural
out 24@19:30 – 21:30
Definindo Israel: Geopolítica e Identidades Múltiplas @ Unibes Cultural | São Paulo | Brasil

Refletir sobre o multiculturalismo, as dimensões geopolíticas e a pluralidade existente em Israel nos dias de hoje é o que propõe o curso “Definindo Israel: Geopolítica e Identidades Múltiplas”. Entre os temas a serem discutidos em quatro encontros estão as configurações geográficas em Israel, sua diversidade étnica e social, os dilemas sobre a fundação do Estado judeu, e a religião e a laicidade em diversas esferas da sociedade.

Confira a programação:

3/10 – Conflito e narrativas sobre Israel e o Oriente Médio: uma abordagem crítica ao antissemitismo e à islamofobia
*Com Daniel Feldmann, economista, doutor em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp e professor adjunto do Departamento de Economia da Unifesp.

10/10 – Hannah Arendt, árabes e sionistas na fundação de Israel
*Com Omar Thomaz, professor dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia Social e História do IFCH/Unicamp.

17/10 – A sociedade Israelense: os grupos étnicos que a compõe
*Com Michel Gherman, professor de história e coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Árabes e Judaicos da UFRJ e colaborador do Instituto Brasil-Israel.

24/10 – Entre Tel-Aviv e Jerusalém: Ortodoxos vs. seculares
*Com Marta Topel, antropóloga, pesquisadora e docente, diretora do Centro de Estudos Judaicos (USP).

Os encontros acontecerão às quintas-feiras de outubro, das 19:30 às 21:30, na sede da Unibes Cultural.
Endereço: Rua Oscar Freire, nº 2.500 – Sumaré.
Valor do curso: R$290,00, em até 3x.
Clique aqui para se inscrever.

jun
25
qui
Psicanalista Christian Dunker discute as emoções na quarentena
jun 25@16:28 – 17:28

O professor da USP falará sobre como lidar com os sentimentos durante o distanciamento social na Live promovida pelo Colégio Renascença

O psicanalista Christian Dunker, professor titular em psicanálise e psicopatologia do Instituto de Psicologia da USP, participará de uma conversa online promovida pelo Colégio Renascença na próxima quinta-feira (25), no Instagram da instituição, sobre relações e emoções durante a quarentena. O autor de diversas obras, como a recente “A arte da quarentena para principiantes”, compartilhará algumas reflexões sobre como lidar com os sentimentos durante o distanciamento social.

A conversa será mediada pelo educador e diretor do Colégio, Professor João Carlos Martins. O encontro abordará as reações e sentimentos desencadeados pela preocupação e o desgaste mental que o excesso de informações sobre os perigos da Covid-19 proporciona durante este período de isolamento social e também no pós-pandemia.

A transmissão da conversa acontecerá ao vivo nesta quinta-feira (25), às 17h, no Instagram do Colégio Renascença (@renascencacolegio) para todos os seguidores. Para conferir mais detalhes, acesse o site: www.renascenca.br

jan
29
sex
@Zoom
jan 29@16:00

Para acessar clique aqui

maio
5
qua
Live com profissionais da saúde @on-line
maio 5@20:00
ago
17
ter
Um velho ou novo Oriente Médio? @online
ago 17@17:00

A conquista de Cabul pelo Talebã, a crise no Líbano e os novos governos do Irã e de Israel abrem um debate sobre as formas de entender o equilíbrio geopolítico do Oriente Médio, com elementos que pareciam apagados voltando com força total.

Ao mesmo tempo, com a emergência da China entre as superpotências, dividindo o protagonismo com os Estados Unidos, o novo mapa da região ganha um contorno inédito e com desdobramentos inesperados.

O debate “Um novo ou velho Oriente Médio?”, com participação de Andrew TraumannMuna OmramMichel Gherman e mediação de Morris Kachani, vai abordar esses e outros temas pulsantes sobre o Oriente Médio.

A transmissão será ao vivo, no dia 17/08, às 17h, através nas páginas do IBI no YouTube e no Facebook.

set
23
qui
Debate Casta @on-line
set 23@18:30

A luta antirracista é um tema urgente e universal que atravessa a pauta do Instituto Brasil-Israel e remete a um diálogo entre judeus e negros que encontra raízes históricas.

Realizada em parceria com a editora Zahar, a mesa “Casta: um novo conceito para a compreensão e o combate ao racismo?” reúne a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz e o advogado e professor Thiago Amparo para uma conversa sobre as principais ideias presentes no livro “Casta: as origens de nosso mal-estar”, de Isabel Wilkerson, que desnuda pontos de contato entre a escravidão norte-americana, o nazismo alemão e o sistema indiano, e como essas hierarquias rígidas e arbitrárias dividem grupos sociais ainda hoje.

O evento será transmitido ao vivo hoje, dia 23/09, 18h30, nas páginas do IBI no YouTube e Facebook.

PARTICIPANTES

Lilia Schwarcz, professora titular no Departamento de Antropologia da USP e Global Scholar na Universidade de Princeton. É autora de, entre outros livros, O espetáculo das raças (1993), As barbas do imperador (1998, prêmio Jabuti de Livro do Ano), Brasil: uma Biografia (com Heloisa Starling, 2015) e Lima Barreto: Triste visionário (2017, prêmio Jabuti de Biografia).

Thiago Amparo, advogado, professor de direito internacional e direitos humanos na FGV Direito SP. Doutor pela Central European University (Budapeste).

Michel Gherman, professor de História na Universidade Federal Fluminense, coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ, pesquisador da Ben Gurion University e assessor acadêmico do Instituto Brasil-Israel.

out
13
qua
É possível prevenir as discriminações? @online
out 13@17:30

É hoje! No evento “É possível prevenir as discriminações?” desta quarta-feira, às 17:30, promovido pelo IBI, cada especialista aborda a prevenção contra a discriminação e o preconceito em diferentes linhas de pesquisa.

Fabio Silva, advogado e um dos fundadores da escola jovem LGBT, tem como foco de seu trabalho a prevenção da discriminação contra a população LGBTQIA+.

Bianca Bastos, mestranda em história social da cultura, discute a prevenção contra o racismo e o antissemitismo.

Telmo Kiguel, psiquiatra e coordenador do Projeto Discriminação da Associação de Psiquiatria do RGS, pesquisa sobre as discriminações de forma geral e como elas se relacionam com a possibilidade de patologização do sujeito que discrimina minorias sociais.

Mediação: Desirée Puosso.

Todos estarão ao vivo nos perfis do IBI no YouTube e no Facebook.

nov
25
qui
Aula gratuita sobre o conflito Israel-Palestina com Tanguy Baghdadi @online
nov 25@19:00

Aula gratuita sobre o conflito Israel-Palestina com Tanguy Baghdadi, professor e comentarista da Globonews, acontece nesta quinta. Evento é promovido pelo Instituto Brasil-Israel; inscrições ficam abertas até o dia da aula.

Para assistir a aula gratuitamente, basta se inscrever aqui.

Você tem uma opinião formada sobre o conflito Israel-Palestina? Se estivesse em uma conversa, saberia argumentar com segurança?

As relações entre israelenses e palestinos não podem ser compreendidas senão por meio de um olhar amplo. A história desta relação pertence a todo o Oriente Médio – e vai além dele, com o protagonismo de potências globais, como Estados Unidos, China União Europeia e Rússia -, o que nos obriga a sempre contextualizar estas tensões.

Esta aula, com Tanguy Baghdadi, professor de relações internacionais do MBA do Ibmec, podcaster no Petit Journal e comentarista da Globonews, irá explicar o status do conflito atualmente, diante das mudanças pelas quais o Oriente Médio vem passando nos últimos anos.

Para Baghdadi, “a questão Israel-Palestina tem uma posição de centralidade na política regional e, por que não, mundial. Entender os rumos deste tema é entender uma série de movimentos feitos por diferentes atores, o que é fundamental para a compreensão de um cenário complexo e dinâmico”.

fev
9
qua
Live com Tabata Amaral @on-line
fev 9@20:00

Tabata Amaral participou do Flow na última segunda-feira, quando o apresentador Monark afirmou que “o nazista tinha que ter o partido nazista reconhecido por lei”, e que “se o cara quiser ser um anti-judeu, eu acho que tinha direito de ser”. Ecoando Monark, o deputado Kim Kataguiri, ali presente, criticou a proibição do partido nazista na Alemanha. Tabata foi a única a não normalizar o que foi dito. O combate ao racismo, ao nazismo e ao antissemitismo no contexto de gradual normalização destes fenômenos é o tema da live que o IBI promove com a deputada. É nesta quarta-feira, 09/02, às 20h. Na página do Instituto Brasil-Israel no Instagram.

fev
29
qui
Leitura dramática: “O Mar” @MIS
fev 29@20:00 – 22:00

O Instituto Brasil-Israel apresenta “Mulheres na guerra”, um evento para pensar o conflito pelo olhar feminino. Será apresentada a leitura dramática da peça O Mar, seguida de uma roda de conversa com a jornalista Mariliz Pereira Jorge, a cientista social Anelise Froes e as atrizes Yael Pecarovich e Bete Dorgam. A mediação é de Karina Calandrin.

Quando? 29 de fevereiro, das 20h às 22h
Onde? MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/mulheres-na-guerra/2337126