COMPARTILHAR

Para celebrar a festa de Pessach, a loja apresenta sete mesas decoradas por artistas, arquitetos e designers da comunidade judaica

A partir do dia 09 de abril a Blue Gardenia, loja especializada em cama, mesa, banho e decoração de luxo, em parceria com a instituição Ezer Mizion Brasil (Banco Judaico de Medula Óssea), realiza uma exposição de mesas de Pessach (festividade judaica que celebra a saída do povo do Egito) com o objetivo divulgar o banco judaico de medula óssea.

O programa é considerado o maior banco de registro de doador de medula óssea que assiste, em especial, a comunidade judaica. Para se ter uma ideia, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), em função das características genéticas do sistema HLA, a chance de encontrar um doador compatível é de 30% entre irmãos e quando buscamos doadores não-aparentados.

“O medo do procedimento de doação ou do próprio transplante de medula óssea e até a falta de informação, muitas vezes, impedem que as pessoas se inscrevam em banco de doações e que tenham a chance de ajudar a salvar uma vida ”, comenta Evelise Ochman, presidente da Ezer Mizion Brasil e uma das curadoras do evento.

Foi a partir dessa motivação que Mirian Gotfryd, diretora de criação da Blue Gardenia, decidiu apoiar a causa promovendo a exposição de mesas de Pessach. “ A festa das Matzot (faz alusão à matzá, o pão da aflição que os judeus comeram no Egito), como também a chamamos, é um momento lindo para as famílias da comunidade judaica, é a festa de libertação dos nossos antepassados que foram escravos por 400 anos, nossa intenção é despertar esse sentimento, as reuniões de família, a celebração em si e, claro, o mais importante, promover a divulgação do Ezer Mizion, por isso, uma porcentagem das vendas dos nossos produtos será revertido para a causa”, ressalta Mirian.

Durante a exposição, haverá a venda de produtos para presentear como caixas de doces e vinho com porta-vinho com a arrecadação totalmente revertida para a Ezer Mizion.

Ao todo serão sete convidados, sendo: a artista, Anita Kaufmann; o arquiteto, Marcelo Rosset; as empresárias Andrea Rinzler e Tete Mota do Buffet Rinzler; a também empresária, Mira Felmanas; os respectivamente arquiteto e designer de interiores, Samy e Ricky Dayan; as curadoras de arte Renée Kalmus e Cris Rosembaum; e a produtora de eventos e também curadora da exposição de Pessach Ruth Hakim.

Cada um deles apresentará uma versão de uma mesa de Pessach, trazendo objetos comuns da festa como keará prato tradicional que fica na mesa do Seder (palavra hebraica que quer dizer ordem, representando os passos seguidos no primeiro jantar de Pessach). A exposição é aberta ao público e fica em cartaz até 12 de abril.

Serviço:
Exposição de mesas de Pessach por Ezer Mizion

de 09 a 12 de abril, das 10h às 19h
Local: Blue Gardenia Home – Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1403 – Jardim América, SP.
Informações:
Blue Gardenia – https://www.bluegardenia.com.br/
Ezer Mizion Brasil – http://ezermizion.org.br/

Print Friendly, PDF & Email