COMPARTILHAR

De 27 a 30 de janeiro, o presidente da ANATEL, Agência Nacional de Telecomunicações, Leonardo Euler de Morais, juntamente com membros de sua equipe, visitou Israel por ocasião CybertTech 2020, importante evento internacional sobre segurança cibernética (do qual foi, inclusive, a convite do Ministério das Comunicações de Israel, palestrante e membro de uma das mesas-redondas), reunindo mais de 15.000 participantes, 170 palestrantes, 160 delegações de mais de 80 países diferentes e mais de 200 empresas, startups e organizações.

O foco principal do evento foi a criação de oportunidades de negócios e networking, além de formar novas alianças a partir de uma ampla gama de setores – incluindo governo, indústria e academia. Durante o evento, o presidente da Anatel participou do painel intitulado “5G e Comunicações: Uma perspectiva internacional”, ao lado de autoridades de outros países.

Em sua fala, o presidente salientou a importância de fortalecer a infraestrutura de telecomunicações para possibilitar o desenvolvimento de novas aplicações, mas também para garantir o transporte de dados. Destacou, ainda, a importância de que exista o compartilhamento de infraestrutura e o uso de satélites para conectar áreas remotas. Adicionalmente, o participou de mesa-redonda que discutiu os desafios para a introdução do 5G no novo ecossistema digital.

A agenda da comitiva brasileira ainda contou com audiências em Jerusalém, incluindo reuniões com quais o Ministério de Comunicações e a Autoridade Israelense de Inovação. Dentre outros temas, foi apresentado o programa nacional de Israel para a transformação digital, fomento à inovação e ao desenvolvimento tecnológico, além de uma robusta agenda de segurança. Foi assinada uma Carta de Intenções entre o diretor geral do Ministério das Comunicações e o presidente da Anatel.

O documento reconhece a importância de se estabelecer canais de troca de informação entre países para promoção de ações de cooperação, sinalizando o desígnio de se assinar Memorando de Entendimento entre os dois países sobre telecomunicações, segurança cibernética e outros temas em um futuro próximo.

Foi realizada, ainda, uma série de visitas a empresas, startups e instituições locais que se destacam no uso de novas tecnologias, Internet das Coisas (IoT), veículos autônomos, soluções em segurança e em privacidade dados, dentre outros. Foi uma grande oportunidade para conhecer um panorama do ecossistema israelense como um todo. Destaque para JVP Jerusalem Venture Partners, Yissum, braço de transferência de tecnologia da Universidade Hebraica de Jerusalém e Mobileye.

Fonte: ANATEL e Israel Trade and Investment Brazil

Print Friendly, PDF & Email