COMPARTILHAR

André Lajst, Fábio Rosenfeld e Ricardo Berkiensztat debatem “A outra face do antissemitismo” em evento da Na’amat SP e Likud Brasil

A Na’amat Pioneiras São Paulo e o Likud Brasil realizaram neste domingo, 22 de setembro, na Sede da Na’amat SP, a palestra “A outra face do antissemitismo”.

O debate teve mediação de Ricardo Berkiensztat, presidente executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo e contou com as participações de André Lajst, diretor executivo do Stand With Us Brasil, mestre em contra terrorismo, diplomacia e segurança nacional e doutorando em ciências políticas com foco no processo de paz e Fábio Rosenfeld, analista de controle do TCE do Paraná, vice-presidente do Likud Brasil e comentarista há 24 anos do programa de rádio Hora Israelita na Band.

O movimento BDS, de boicote a Israel, a questão dos dois Estados, o antissemitismo e antisionismo, bem como o papel da mídia, da Academia e das redes sociais, foram alguns dos temas que permearam a pauta do debate, que contou com a participação do público presente.

“Cada vez mais, a comunidade judaica precisa trazer para o debate o tema do antissemitismo que é o novo antisionismo. Hoje temos Israel como um país forte, ganhamos as guerras militares e agora precisamos conquistar corações e mentes. As pessoas que não querem que Israel exista, tendem a convencer as pessoas de que o país viola os direitos humanos, faz genocídio e limpeza étnica. Precisamos fazer com que as pessoas entendam que a mídia e a academia vem utilizando plataformas legítimas para desligitimar Israel e combater esse tipo de mal”, ressaltou André Lajst.

Para Ricardo Berkiensztat, “o mundo mudou e as pessoas precisam se capacitar e ficarem em estado de alerta. Hoje reunimos dois grandes conhecedores do tema e buscamos mostrar a questão do novo antissemitismo e a forma como ele se alastra pela sociedade. Parabenizo a Na’amat e o Likud Brasil por essa iniciativa”.

“A melhor maneira de combatermos o antissemitismo é estarmos munidos de informações. O maior vilão contra o antissemitismo é a conformidade. Não podemos aceitar nenhum ato e devemos utilizar os meios jurídicos para combate-los”, concluiu Fábio Rosenfeld.

Ao final do encontro as presidentes da Na’amat Pioneiras Brasil, Clarice S. Joszef e Na’amat Pioneiras São Paulo, Leonor Kasinsky, agradeceram a presença do público e dos participantes do debate, e ressaltaram a importância de nos munirmos de conhecimento e de que esse tema tão importante continue na pauta dos debates.

Print Friendly, PDF & Email