COMPARTILHAR

História, crenças, tradições e costumes dos judeus negros da Etiópia serão temas abordados nos próximos seminários do Núcleo de Estudos Judaicos (NEJ) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento, marcado para quinta-feira (dia 29 de maio), será iniciado às 14h com palestra do rabino Leonardo Alanati, da Congregação Israelita Mineira, sobre glórias e crises do povo que permaneceu isolado do resto do mundo judaico até o século XIX. Os judeus negros da Etiópia chegaram a viver em reino independente, governado por reis e rainhas, mas perderam sua autonomia política e sofreram pressões para se converterem ao cristianismo. O rabino Alanati trabalhou com judeus etíopes em Israel e fez diversas pesquisas sobre eles. A entrada é franca.

Print Friendly, PDF & Email

Comentários

  1. muito bom saber da sua atuaÇAO SOBRE OS NEGROS JUDEUS ANO DA CONCIENCIA NEGRA DIA 20 DE NOVEMBRO EESTAMOS PREPARANDO SEMINARIO REIGIOSIDADE NEGRA NO MUNDO EM ESPECIAL OS NEGROS JUDEUS DE ISRAEL TRABALHO NA CAMARA DOS DEPUTADOS QUEREMOS TRAZER NO BRASIL JUDEUS NEGROS NO ANO DE 2009NESTE SENTIDO VAMOS MANTER CONTATO E NOS CONHERCEMOS PRESIDO A ASS DOS PASTORES E BISPO NEGROS DO BRASIL QUERO LHE CONVIDAR A VIM PARA BRASILIA NESTE ANO GRAÇA E PAS

  2. É importante saber que exisatem mulheres negras etíopes, judias em Israel. E tb. na Bíblia em Exôdo cap. 18 narra a trajetória de Moisés com sua esposa Zipora etíope, filha de Jetro.
    Estamos trabalhando aqui no Brasil com o movimento de mulheres negras Cristãs, teremos o I Simpósio que acontecerá em outubro na Camara dos Deputados. Participamos da revisão de Durban, que aconcerá em 2009 Genebra.Nesse sentido, queremos manter contatos.
    Atenciosamente
    Pastora Raquel

  3. Prezada Raquel, o PLETZ.com agradece o seu contato e saiba que estamos à disposição. Aproveitamos para lhe indicar a B´nai B´rith, uma instituição judaica que tambem participa de Durban e está sempre envolvida em questões de direitos humanos.

  4. judaísmo etiope é muito importante a se unir-nos “judaísmos”; digo a verdade sou judeu negro mas não sou etiope o qual eu pertenço ao judaísmo multi-etnico. Assim vejo qua a Tzipora, a esposa de Moshe, é negra mas não é etiope, era midianita. Moshe não valorizou a etica negra? sim importou nossa raça negra!

  5. Gostaria de saber mais sobre o tema de Judeus Negros e como os negros estão inseridos na bíbia, pricipalmente no Velho testamento.
    Por favor se puderem enviar a transcrição da palestra do rabino Leonardo Alanati, ou como posso entrar em contato com ele eu ficaria grato.
    Shalon.