COMPARTILHAR

Uma narrativa excepcional, um épico sobre a história do povo judeu, que perpassa os cinco continentes.

Compre aqui

Nesta impressionante jornada através dos tempos, Simon Schama detalha a história da experiência judaica, das suas origens como povo tribal à descoberta do Novo Mundo em 1492. É uma história como nenhuma outra: um épico de resistência contra a destruição, de criatividade e alegria, de afirmação da vida mesmo diante dos obstáculos mais intransponíveis.

A trama cruza os continentes – da Índia à Andaluzia, dos bazares do Cairo às ruas de Oxford e leva o leitor a lugares inimagináveis: um reino judeu nas montanhas ao sul da Arábia, uma sinagoga na Síria com pinturas brilhantes nas paredes, palmeiras pintadas em catacumbas judaicas durante o Império Romano.

São diversas vozes em uníssono: da severidade e êxtase dos autores da Bíblia aos versos de amor de poetas inebriados num jardim da Espanha muçulmana.

Neste livro, o Talmude é queimado nas ruas de Paris, corpos de centenas de judeus pendem em cadafalsos espalhados pela Londres medieval, um iluminador de Palma de Maiorca redesenha o mundo, velas são acesas, cantos são entoados, navios carregados de especiarias e pedras preciosas naufragam no oceano.

E assim uma história excepcional se desenrola diante do leitor. Não de uma cultura à parte – como em geral se imagina -, mas de um mundo imerso e influenciado pelos povos com quem habitou, dos egípcios aos gregos, dos árabes aos cristãos, o que faz da história dos judeus a história de todo o mundo.

Print Friendly, PDF & Email