COMPARTILHAR

O desastre de Brumadinho e a crise humanitária em Roraima serão alguns dos tópicos discutidos durante o evento, que também conta com uma simulação de desastre envolvendo entidades públicas e privadas

O ano de 2019 começou marcado por grandes desastres no Brasil e no mundo, tanto ambientais quanto humanitários. Entre os dias 09 e 11 de maio, o Einstein realiza o V Simpósio Internacional de Gerenciamento da Resposta em Catástrofe, reunindo profissionais de diversas áreas para a importante discussão de temas pertinentes aos desastres, gestão da crise, respostas a desastres e ação humanitária. Além de todo o embasamento teórico e interativo do evento, será realizado um simulado integrado de resposta a desastres reunindo diferentes forças, em frente ao Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, na zona sul de São Paulo.

A programação conta com a participação de renomados profissionais nacionais e internacionais, que vão compartilhar vivências e condutas. Entre os temas, serão abordadas as questões da redução de riscos em desastres, causas, prevenção e técnicas de combate em incêndios florestais, a operação de busca e resgate, os principais procedimentos na gestão da crise, o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Organização Panamericana de Saúde, além de um cenário do que vem acontecendo nos últimos anos. “Nosso objetivo é envolver cada vez mais entidades e pessoas na prevenção, mitigação e prevenção da crise”, conta o gerente de segurança patrimonial do Einstein, Dov Smaletz, que é também um dos responsáveis pela concepção do evento.

Entre os destaques do programa, está a participação do Comandante da operação de Busca e Salvamento nos desastres de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, que também foi um dos primeiros a chegar nos locais. O palestrante vai compartilhar os principais desafios e descobertas da equipe durante os resgates, abordando também o preparo não somente técnico, mas também psicológico. Já sobre o viés da logística humanitária, será abordado a crise humanitária brasileira em Roraima.

Envolvendo a sociedade civil, a campanha “Stop the Bleed”, iniciativa do governo norte americano, será discutida com o intuito de engajar a população a dar suporte no primeiro atendimento e socorro em situação de catástrofe, lembrando o impacto de salvar uma vida apenas ajudando a estancar o sangramento.

Como parte do desenvolvimento das atividades, tradicionalmente o evento realiza o Simulado Integrado de Resposta a Desastres da Cidade de São Paulo, reunindo os esforços públicos e privados durante o exercício. Esta edição propõem um cenário de atropelamento de múltiplas vítimas durante um evento esportivo em frente ao Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi. O tombamento de um ônibus também fará parte do treinamento. Serão envolvidas as forças: Cruz vermelha brasileira filial São Paulo, Defesa Civil Estadual, SAMU (São Paulo, Diadema e São Caetano), SAT (pelicano), GER, CET, SPTrans, Go! Emergências, CFAB, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Serviço
V Simpósio Internacional de Gerenciamento da Resposta em Catástrofe
Data: 09 a 11 de maio de 2019
Local: Auditório Kleinberger – Av. Albert Einstein, 627 – Bloco D – 3º andar – Morumbi
Mais informações: https://bit.ly/2WLCIQh

Print Friendly, PDF & Email