COMPARTILHAR

Segue abaixo três sugestões de livros que são projetos da Instituição Shearim, de Israel. Todos as leituras tratam de história judaica.

Sabedoria Judaica Ilustrada

Através de palestras ministradas por rabinos, profissionais especializados em estudos judaicos e pelos autores do livro “Sabedoria Judaica Ilustrada”, o projeto que leva o mesmo nome da obra está promovendo gratuitamente a cultura judaica em diferentes localidades do Brasil.

O projeto visa aproximar a população em geral da milenar tradição judaica. A presente obra extrai diversas citações de personalidades judias e da rica literatura judaica. Os textos apresentados são acompanhados de belas ilustrações, que contribuem para que o leitor possa imergir e refletir profundamente durante sua leitura.

Assim, através de uma forma leve e agradável será possível conhecer um pouco mais sobre o judaísmo, também sendo possível aprender sobre importantes obras e pensadores de um povo cuja continuidade abrange mais de 3.000 anos de história.

Também é possível acessar o conteúdo do livro e ter mais informações sobre o projeto no blog: http://sabedoriajudaica.wixsite.com/ilustrada

Livro reúne a história de diversos sobreviventes do Holocausto

Nossa geração faz parte de um público que ainda conta com alguns sobreviventes do Holocausto em nosso meio. Mesmo com seus testemunhos em vida, encontramos inúmeras pessoas tentando negar a existência deste que foi o pior caso de genocídio da história moderna, que exterminou com a vida de milhões de judeus e de outras tantas minorias.

Através desta premissa surgiu o projeto que levou a publicação do livro “Para que Saibam as Futuras Gerações”, que reúne as histórias de mais de 20 sobreviventes judeus. As histórias encontram-se divididas em 2 volumes e seu conteúdo tornou-se ainda mais rico e envolvente através das imagens e narrativas feitas pelos próprios sobreviventes.

Considerando que o principal objetivo deste projeto é promover de forma gratuíta o resgate de histórias de sobreviventes do Holocausto, contribuindo para a conscientização do público em geral a respeito do tema, as obras estão sendo distribuidas gratuitamente e o conteúdo do livro ainda encontra-se disponível através do blog: http://futurasgeracoes1.wixsite.com/futuras-geracoes

Obra apresenta a história de 42 combatentes brasileiros judeus que participaram da Segunda Guerra Mundial

Recentemente foi feita uma publicação revisada da obra “Soldados que Vieram de Longe”, de autoria de Israel Blajberg. O livro relata a participação de combatentes judeus que através das forças armadas brasileiras participaram da Segunda Guerra Mundial. Mesmo os que se tornaram heróis, agraciados com medalhas concedidas apenas em casos de bravura excepcional em combate foram quase esquecidos.

Os registros históricos da participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial praticamente não explicitam a participação de brasileiros judeus. A razão é simples: os judeus eram mobilizados normal e regularmente como qualquer outro cidadão brasileiro. Entretanto, o inimigo nazista enxergava sim uma diferenciação. Os combatentes judeus participantes do conflito além de compartilhar dos riscos normais de uma guerra sujeitavam-se ainda caso fossem capturados a execução sumária ou envio aos campos de extermínio do III Reich.

O livro apresenta relatos sobre 42 combatentes. Em geral brasileiros natos de primeira geração, seus pais e avós eram imigrantes de países como Marrocos, Polônia, Turquia e Rússia. Também são apresentados mais 10 veteranos, inclusive de nações amigas, radicados no Brasil. ‘Soldados que Vieram de Longe’ é a história de autênticos heróis, que não hesitaram em expor-se ao duplo perigo, servindo como exemplo de bravura.

A distribuição do livro ocorre de forma gratuita e seu conteúdo e mais informações sobre o projeto que possibilitou sua realização encontram-se disponíveis no blog: https://soldadolonge.wixsite.com/blog

Print Friendly, PDF & Email