COMPARTILHAR

A saúde bucal exige higienização e uma alimentação equilibrada com alimentos selecionados. Veja como montar um cardápio para ter um sorriso bonito.

Quem cuida da alimentação, muitas vezes, não está preocupado apenas com o peso, mas sabe que alimentos que ajudam na saúde bucal e do corpo como um todo.

Quando se tem cuidado com o que se ingere, se conquista uma vida mais saudável e um sorriso mais bonito.

Os alimentos possuem nutrientes que contribuem para que os dentes permaneçam fortes. Uma alimentação errada (junto com uma higiene mal feita), pode ocasionar até mesmo a perda dos dentes

Lógico que hoje em dia existem muitas formas seguras de fazer um implante. De acordo com o Dr. Guilherme Rothier, o maior número de procuras por implante dentário decorre de doenças, cáries ou acidentes. No segundo caso, as cáries podem ser evitadas com uma boa alimentação e higienização.

O que gera dúvidas é quais alimentos que ajudam na saúde bucal e como. Por isso vamos te ajudar.

Alimentos que ajudam na saúde bucal

Veja uma lista do que deve estar no cardápio para garantir um sorriso lindo.

1. Maçã

A maçã é um alimento que ajuda na limpeza dos dentes. Ela possui uma alta concentração de fibras e necessita de bastante mastigação. A cada mordida, ela faz uma limpeza nos dentes e gengivas. Outro benefício é que estimula o fluxo salivar, gerando uma proteção a mais nos cuidados bucais.

2. Pera

Ela possui benefícios similares ao da maçã por conter uma grande quantidade de fibras, o que contribui com a limpeza dos dentes. O consumo da pera fibrosa contribui para a saúde das gengivas, pois, durante a mastigação realiza uma espécie de “massagem”, estimulando a circulação sanguínea e mantendo-a saudável.

3. Laranja e acerola

Esses alimentos são ricos em vitamina C, sendo que auxiliam na produção de colágeno. Consumir essas frutas ajudará a proteger ainda mais a gengiva e prevenir doenças periodontais.

4. Goiaba

Ela atua na prevenção do sangramento das gengivas e doenças periodontais por conta de suas vitaminas. Outro benefício é que ajuda na prevenção e manutenção da massa óssea evitando o enfraquecimento e queda dos dentes.

5. Morango

Esse alimento contém ácido málico, que funciona como um adstringente natural, removendo a sujeira dos dentes a cada mordida. Ele também consegue ajudar a clarear os dentes, prevenir manchas e combater o acúmulo de placa bacteriana.

6. Ovo

Ele possui vitamina D, que ajuda na absorção do cálcio pelo organismo e no fortalecimento dos dentes. O ovo também possui uma boa quantidade de fósforo, que atua na prevenção de doenças periodontais.

7. Nozes e castanhas

Por terem uma boa quantidade de óleo, criam uma espécie de barreira protetora sobre dentes e gengivas, que ajuda a evitar o acúmulo de placa bacteriana e previne as cáries.

8. Leite e seus derivados

Eles possuem cálcio que, quando absorvido pelo organismo, ajuda no fortalecimento dos ossos, inclusive os dentes, que dessa forma ficam mais saudáveis e bonitos. O cálcio tem a capacidade de equilibrar o PG do sangue e isso previne o aparecimento de diversas doenças, inclusive as bucais.

9. Passas

As passas, ao serem mastigadas, evitam que haja o acúmulo de placa bacteriana. Elas também contribuem para evitar que bactérias se proliferem e, como consequência, impedem o surgimento de cáries e outras doenças periodontais.

10. Água

Ela é essencial para o bom funcionamento do organismo e ajuda na limpeza dos dentes, removendo as sujeiras.

11. Chá verde

Essa bebida pode contribuir de diferentes formas com a saúde bucal. Uma delas é com o antioxidante polifenol Epigalocatequina Galato, que inibe o aparecimento e proliferação de bactérias que causam problemas. Também contém flúor, que garante uma camada extra de proteção e evita o surgimento de cáries.

12. Cebola

O efeito da cebola é melhor percebido quando ela é consumida crua porque atua como um anti-bactericida e não deixa que os vilões da saúde bucal estraguem dentes e gengivas. Conhecendo os alimentos que ajudam na saúde bucal fica mais fácil montar um cardápio cheio de nutrientes que farão bem.

Fonte:  Folhavitoria, Blog.cuidamais

Print Friendly, PDF & Email