
A iniciativa de iluminar a Câmara foi liderada pela vereadora Cris Monteiro (NOVO), em memória das vítimas e como um símbolo de solidariedade à comunidade judaica.
Do dia 27 de fevereiro até 05 de março, a Câmara Municipal de São Paulo esteve iluminada de laranja em homenagem à família Bibas, vítima do ataque terrorista do Hamas, em 7 de outubro de 2023. Shiri Bibas e seus filhos, Ariel e Kfir, são três das mais de 40 mil vítimas israelenses desde o início da guerra em Gaza.
“A iluminação da Câmara de laranja é um tributo à memória da família Bibas e de todas as vítimas do terrorismo. Este gesto é um chamado para que nos unamos, sem hesitação, na luta contra a intolerância, e para que defendamos com firmeza os valores da paz, da justiça e da dignidade humana. Não podemos permitir que o extremismo prevaleça”, declarou a vereadora.
Entenda a história da família Bibas
Em 7 de outubro de 2023, durante o ataque ao kibutz Nir Oz, a família Bibas foi sequestrada por terroristas do Hamas. A família, composta por Yarden (34 anos), sua esposa Shiri (32 anos) e seus filhos Ariel (4 anos) e Kfir (9 meses), foi levada para a Faixa de Gaza. Yarden foi separado de sua família e mantido refém pelo Hamas, enquanto Shiri e as crianças foram mantidas por outro grupo militante, as Brigadas dos Mujahideen.Em novembro de 2023, o Hamas afirmou que Shiri e seus filhos haviam sido mortos por bombardeios israelenses em Gaza.
No entanto, as autoridades israelenses não confirmaram essas mortes na época. Como parte de um cessar-fogo em 2025, Yarden foi libertado em 1º de fevereiro daquele ano. Posteriormente, em 20 de fevereiro, o Hamas entregou corpos que alegava serem de Shiri e seus filhos. Testes de DNA confirmaram que os corpos das crianças eram de Ariel e Kfir, mas os restos mortais inicialmente entregues como sendo de Shiri pertenciam a uma mulher palestina não identificada. Após nova demanda, o corpo correto de Shiri foi entregue em 21 de fevereiro de 2025.
Em 26 de fevereiro de 2025, dezenas de milhares de israelenses participaram do funeral de Shiri, Ariel e Kfir Bibas, que foram enterrados juntos no cemitério regional de Tsoher, próximo ao seu antigo lar.
Sobre a Vereadora Cris Monteiro
Cris Monteiro foi diretora de grandes bancos americanos de investimento, entre eles JPMorgan, Goldman Sachs e Bank of America. Formada em Ciências Contábeis e pós-graduada em Finanças pelo IBMEC, ocupou cargos de diretora de Auditoria e Compliance para a América Latina, CFO, COO e diretora de Controles para a América Latina e Canadá no JPMorgan. Após essa longa carreira no mercado financeiro, foi eleita vereadora para a Câmara Municipal de São Paulo em 2020 pelo NOVO. Desde o começo do mandato, teve sete leis aprovadas e seu trabalho é focado na pauta da educação e na modernização da administração pública, com gestão transparente e eficiente.